Autoatendimento da Semec melhora qualidade de serviços

Publicado em 01/02/2020, às 14h05
Secom Maceió -

Secom Maceió

O autoatendimento da Secretaria Municipal de Economia (Semec) já superou o número de atendimentos dos tradicionais guichês, disponíveis na sede da instituição. Conforme a média mensal registrada em 2019, cerca de 7.500 atendimentos foram realizados no autoatendimento, enquanto 6.000 foram realizados pelo serviço presencial dos guichês.

LEIA TAMBÉM

“Nos últimos anos, a Semec vem implantando ferramentas tecnológicas para melhor atender o cidadão e para garantir que esse atendimento seja o mais prático e confortável possível. Um dos compromissos da nossa gestão é estabelecer uma melhor relação entre o município de Maceió e seus cidadãos’’, disse o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.

Para Phillipe Félix, coordenador de Atendimento ao Contribuinte da Semec, o dado revela um reflexo positivo da descentralização do atendimento, que beneficia servidores e contribuintes com agilidade e melhorias nos processos e fluxo de trabalho.

“Os resultados são frutos de uma união entre gestão estratégica, capacitação de pessoal e as pesquisas de satisfação. Quando assumimos, em 2016, tínhamos 35 guichês funcionando e oito tipos de senha diferentes para atender. Hoje, trabalhamos com 12 guichês e dois tipos de senha, uma para o protocolo e outra para outros atendimentos, pois nossos servidores são capacitados para receber qualquer demanda”, disse.

“Nós atendemos cerca de 300 fichas por dia, reduzindo o tempo de espera, que antes era em média de 30 minutos por guichê, para menos de 15 minutos. Isso é possível graças ao número de pessoas que migraram para o auto-atendimento e de como ele fez fluir toda nossa dinâmica de atuação’’, destaca Phillippe.

A professora aposentada, Juliene Pereira, foi uma das contribuintes que optou pelo autoatendimento e teve suporte da equipe da Semec. Ela revela que se surpreendeu com o atendimento rápido e que avalia o serviço como “excelente”. “Antigamente demorava demais. Era cansativo e eu chegava a passar uma hora esperando aqui. Hoje levei apenas cinco minutos e ainda tive a ajuda do funcionário que me atendeu e foi super atencioso”, contou.

Outro contribuinte que também aprova a qualidade do serviço é o microempreendedor individual, Espedito dos Santos, que precisa ir à Semec com frequência. “O atendimento tem sido cada vez melhor. Além da autonomia, também temos o suporte técnico. Hoje é muito mais rápido, pois vamos direto no que precisamos e economizamos mais do nosso tempo’’, diz.

As pesquisas de satisfação do contribuinte também são meios fundamentais para entender de que forma o servidor pode melhor auxiliar e em quais pontos eles mais necessitam de qualificação. Em cada guichê há um QR Code que permite avaliar o atendimento, pelo smartphone ou através do tablet disponível no local de atendimento.

“Esse mapeamento é feito através de um sistema desenvolvido pela própria Secretaria, que ajuda a controlar e orientar quais servidores necessitam de qualificação. Nós utilizamos esses dados para aperfeiçoar o serviço e capacitar o servidor. Capacitamos, ofertamos cursos e acompanhamos para que ele possa estar sempre melhorando naquela área’’, conta Gilberto Meister, auditor fiscal e um dos responsáveis pelos avanços no atendimento da Semec.

Descentralização

É possível imprimir guias de pagamento de qualquer tributo municipal no autoatendimento, computador ou smartphone.

“Isso desafoga a sede. Com menos fichas para serem atendidas, o tempo de espera do contribuinte é reduzido, o que permite que serviços mais específicos e que demandam mais atenção, como requerimentos de protocolos e ações de regularização de empresas, sejam resolvidos com mais eficiência”, frisou o coordenador.

Além do autoatendimento e do atendimento da sede, disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, o contribuinte maceioense pode ter acesso aos serviços da Semec nas unidades instaladas nas Centrais Já do Shopping Pátio Maceió , Maceió Shopping e Shopping Farol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no e-mail atendimento@semec.maceio.al.gov.br.

Para os serviços online, basta acessar www.maceio.al.gov.br ou www.portal.maceio.al.gov.br . É possível acessar emissões de guias de pagamentos, certidões, declarações, atualização cadastral, emissão de notas fiscais, entre outros serviços.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu Pane em ar-condicionado teria causado incêndio em hotel em que turista morreu, diz delegada