Audiência Pública discute Plano Municipal de Educação nesta sexta-feira

Publicado em 04/09/2015, às 07h34
-

Redação

Audiência Pública discute Plano Municipal de Educação nesta sexta-feira (Crédito: Assessoria)

Nesta sexta-feira (04), o Plano Municipal de Educação será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores, a partir das 9h. O debate foi solicitado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que elaborou o documento, disponibilizado desde o dia 28 de agosto em sua página oficial na internet.

O Plano é fruto de 17 audiências públicas realizadas pela prefeitura nos últimos dois meses, das quais saíram 597 propostas formuladas pela população. Nele, estão colocadas metas e prazos para os próximos 10 anos.

O presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PMDB), irá presidir a audiência. “O Plano traz metas que serão determinantes para nortear o futuro da educação do município de Maceió. Além da tão debatida e polêmica questão de gênero, que tem mobilizado tantas pessoas e que precisa mesmo ser analisada com muito cuidado, vamos discutir também itens como erradicação do analfabetismo, evasão escolar e o aprendizado de nossas crianças e jovens. Minha expectativa é termos um diálogo produtivo e equilibrado sobre temas tão importantes”, afirma o presidente.

Já o presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da Casa, vereador Guilherme Soares (PSOL), ressalta que o momento é de expor opiniões e contribuir com o plano. “A equipe técnica da Semed irá fazer uma apresentação do plano. Em seguida, serão abertas as inscrições. Cada orador terá cinco minutos para falar. Após a fala de cinco oradores, a equipe da Semed dará esclarecimentos. Queremos promover um debate equilibrado, produtivo e democrático”, disse Soares.

O vereador explicou que o Plano Municipal de Saúde deve estar alinhado com o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional em 2014. “Cada estado e cada cidade tem sua própria realidade. Por isso, cada instância deve elaborar seu plano. Houve muita polêmica sobre a questão de gênero. Mas acredito que os pontos discordantes foram eliminados na reunião que tivemos nesta segunda-feira com representantes da Semed e da sociedade civil”, informou Guilherme Soares, pedindo mais atenção para a evasão escolar.

“Hoje, em Maceió, estão fora da educação infantil 73 mil crianças. Ao mesmo tempo, 83 mil jovens são analfabetos na capital. Isso é muito grave”, disse ele, contando que a prefeitura em breve irá inaugurar 14 creches na cidade. “Mas vão faltar professores e funcionários, Maceió está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e não pode contratar. Temos que nos debruçar neste tipo de problema, que é mais urgente”, frisa Soares, ao reforçar: “Eu espero que as pessoas venham para a Câmara discutir o plano como um todo”.

As propostas de alteração do Plano Municipal de Educação que surgirem na audiência pública serão trabalhadas pela Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da Casa, segundo Soares. Os vereadores irão elaborar emendas parlamentares. O plano, após isso, irá tramitar, além da Comissão de Educação, na comissão de Constituição, Justiça e Redação Final para ir à votação em plenário, em sessão ordinária ainda a ser definida.



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho