Quadro histórico do PT sugere: “O ideal é Arthur Lira assumir um ministério porque temos de trazer o Centrão para mais perto”

Publicado em 14/10/2024, às 06h10

Redação

Um dos políticos mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o também petista João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, entende que o governo precisa se preparar para enfrentar a ascensão da direita.

E ele não faz segredo de qual o melhor caminho para isso: fazer do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), integrante da equipe do Palácio do Planalto:

“O ideal é Lira assumir um ministério em 2025 porque temos de trazer o Centrão para mais perto. Precisamos consolidar essa banda do Centrão que dialoga com a gente para a disputa de 2026.”

Condenado e preso pela Operação Lava Jato, João Paulo concluiu o curso de Direito quando ainda estava na Papuda, presídio do Distrito Federal.

Para João Paulo, “o PT envelheceu muito rapidamente”, precisa se reformular,  e  “o governo precisa tomar um chacoalhão. Uma parte grande do Centrão está no governo. O PP, o União Brasil, o Republicanos, o PSD têm ministérios, mas não têm um compromisso para 2026 mais sólido. Precisamos consolidar essa banda do Centrão que dialoga com a gente.”

Sobre Arthur Lira, há algum tempo, ter chamado de “incompetente” o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, argumenta João Paulo Cunha:

“Não vejo assim. O ministro Padilha cumpriu muito bem o seu papel. Todas as matérias importantes do governo foram aprovadas. Se Arthur Lira vier para o governo, vai sentir a situação do outro lado do balcão e pode ajudar muito o presidente Lula a dar estabilidade na relação com a Câmara. Ter os dois compondo o governo é exatamente a projeção daquilo que Lula diz: a união para fazer a Nação prosperar. Arthur seria a expressão do centro para uma aliança mais estratégica com Lula, em 2026.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”