Atos marcam Dia Nacional de Lutas em Maceió e Delmiro Gouveia

Publicado em 24/11/2016, às 17h13

Redação

No Dia Nacional de Lutas, definido pelas centrais sindicais como 25 de novembro, trabalhadores de diversas categorias e estudantes preparam manifestações e paralisações para esta sexta, contra a PEC 55 (antiga 241), que define um teto para os gastos públicos, e contra as mudanças no Ensino Médio.

LEIA TAMBÉM

Em Alagoas, duas cidades terão adesão aos protestos. Em Maceió, na Praça dos Martírios, será realizado um grande ato político-cultural. A manifestação tem início às 14h e contará com apresentações culturais, tenda de saúde, panfletagem, entre outras atividades.

Em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, os manifestantes se encontrarão, a partir das 7 horas, na Praça do Coreto para realizar uma passeata pelas ruas da cidade.

Boatos no WhatsApp

De acordo com o Luciano Santos, secretário de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que apoia o Dia Nacional de Lutas, apesar de circularem mensagens no WhatsApp com alertas para a paralisação de rodoviários e o fechamento de vias pela cidade, as informações, até o momento, são boatos.

Ele lembra que a paralisação de motoristas e cobradores do transporte urbano de Maceió ocorreu no dia 11. Além disso, não há previsão de que os manifestantes façam caminhadas na Capital.

Reivindicações

A paralisação nacional tem como eixos de luta: em defesa da saúde e educação, contra a PEC 55 e a Reforma do Ensino Médio; em defesa da aposentadoria, contra a Reforma da Previdência; em defesa dos direitos e contra a reforma trabalhista; e em defesa do emprego e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

“É importante toda a população ir às ruas nesse momento. Não aceitaremos nenhum direito a menos”, afirmou Hugo Brandão, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal).

Violência contra a mulher

Dia 25 também é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Para marcar a passagem da data, haverá uma manifestação no mesmo dia, a partir das 9 horas, em frente ao antigo Produban - Calçadão do Comércio de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais