Atleta morre quatro dias após ser queimada pelo namorado na frente das filhas

Publicado em 05/09/2024, às 09h15
SCREENGRAB -

Correio Braziliense

A maratonista ugandesa Rebecca Cheptegei morreu, nesta quinta-feira (5), quatro dias depois de ter sido queimada em casa pelo namorado. A atleta de 33 anos, que disputou a maratona nos Jogos Olímpicos de Paris em agosto, "faleceu por volta das 5h30" locais, disse Kimani Mbugua, médico que dirige a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Moi Teaching and Referral Hospital, na cidade de Eldoret, no Quênia. 

LEIA TAMBÉM

"Os ferimentos cobriam a maior parte de seu corpo. Isso levou à falência de múltiplos órgãos. Fizemos o nosso melhor, mas não tivemos sucesso. Considerando a idade e as queimaduras em mais de 80% do corpo que ela sofreu, a esperança de recuperação era pequena", afirmou o médico.

Segundo o boletim policial, o suspeito de atear fogo em Rebecca, identificado como Dickson Ndiema Marangach, invadiu a propriedade da atleta no último domingo (1º/9), quando ela estava na igreja com as filhas. 

Rebecca vivia com a irmã e as duas filhas em uma casa localizado em Endebess, que fica a 25 quilômetros da fronteira com Uganda.

Quando retornaram da igreja, o suspeito jogou gasolina no corpo da atleta e ateou fogo na frente das filhas dela, de 9 e 11 anos, segundo o jornal The Standard.

Os dirigentes do atletismo e ativistas dos direitos das mulheres condenaram o assassinato. O presidente do Comitê Olímpico de Uganda, Donald Rukare, denunciou o "ato covarde e sem sentido que provocou a perda de uma grande atleta". “Condenamos de modo veemente a violência contra as mulheres", afirmou.

Já a confederação de atletismo do Quênia, a Athletics Kenya, afirmou que "a morte prematura e trágica é uma perda profunda" e exige "o fim da violência de gênero".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que é metanol, substância que causou a morte de seis jovens no Laos Professora de escola morre de raiva após ser mordida por morcego em sala de aula TikToker de 31 anos que estava desaparecido há 10 dias é encontrado morto em floresta nos EUA Quatro aviões colidem na pista do aeroporto de Boston e provocam caos; assista