Redação
O mês de novembro apresentou queda no número de assaltos a ônibus, segundo dados registrados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Foram registradas 50 ações criminosas, número 44,4% menor que o registrado no mesmo mês em 2016, quando ocorreram 90 assaltos.
LEIA TAMBÉM
Os dados foram apresentados aos representantes das empresas de ônibus e Sindicato dos Rodoviários, durante reunião com a cúpula da Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil, nesta terça-feira (5), na SSP, no Centro.
No encontro foram debatidas estratégias de segurança para o mês de dezembro e anunciadas algumas medidas. O subcomandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel PM, José Cícero Silva, explicou que desde o dia 1º de dezembro todos os batalhões da Polícia Militar passaram a realizar abordagens aos coletivos que circulam pela capital como forma de intensificar o trabalho que já vem sendo realizado.
“As abordagens foram reforçadas em todas as regiões da cidade e em todos os horários. A medida não será apenas adotada em dezembro e vai continuar ao longo dos próximos meses”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública em exercício, Manoel Acácio Júnior, destacou o empenho das Polícias Civil e Militar no combate a esta modalidade criminosa e reforçou a necessidade das empresas apostarem na melhoria do circuito interno de segurança dos veículos, uma vez que tal medida possibilita que os assaltantes sejam identificados com maior facilidade.
Manoel Acácio também falou da importância da população utilizar o 181 Disque-Denúncia para passar informações sobre suspeitos de assaltos a ônibus na capital.
“A redução registrada em novembro é expressiva, mas não podemos nos acomodar. É necessário que empresas, sindicato e a segurança estejam unidos nessa parceria para que os assaltos a ônibus sigam caindo na capital. E é importante também investir no monitoramento por vídeo nos ônibus, pois a qualidade das imagens pra gente é muito importante para identificar os criminosos”, disse.
A diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Alagoas (Sinttro) comemorou o resultado obtido em novembro e parabenizou a Segurança Pública pelo trabalho que vem sendo realizado. As abordagens e demais estratégias adotadas representa tranquilidade não só para a população como também para motoristas e cobradores.
Participaram da reunião o subcomandante do CPC, tenente-coronel José Cícero Silva; o comandante do 1º Batalhão, Major Roberto; o comandante do Batalhão de Eventos (BPE), major Rocha Lima; o comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), major Felipe Lins; o delegado de Roubos da Capital, Thiago Prado; o delegado do 9º Distrito Policial, Nivaldo Aleixo; a diretoria do Sinttro e representantes das empresas de ônibus e da Transpal.
LEIA MAIS