“As rosas não falam”, mas será mesmo? As plantas são mais inteligentes do que imaginamos

Publicado em 01/07/2024, às 08h33

Luan Paz

Você também é daquelas pessoas que falam com as plantas? Ou que acreditam que elas são seres dotadas de inteligência? Saiba que, apesar de não possuírem cérebros ou mesmo um coração pulsante, as plantas também se comunicam com outros exemplares da mesma espécie e também com o ambiente ao seu redor, emitem sons e podem adquirir memórias (de um modo diferente é bem verdade!).

LEIA TAMBÉM

Alguns estudos sugerem que as plantas podem emitir sons quando estão desidratadas e também quando são cortadas! Outros falam que elas podem se comunicar com outros indivíduos próximos se forem atacadas por alguns insetos pragas ou mesmo microrganismos fitopatogênicos (que causam doenças em plantas).

Outros estudos indicam que as plantas conseguem se comunicar, através de liberação de compostos químicos, com outras pela rizosfera, uma camada de microrganismos que circulam as raízes das plantas no solo e são por elas “controladas”. E também pesquisadores defendem a tese da memória das plantas, sobretudo para ativar seus mecanismos de defesa contra ataque de agentes causadores de doenças, em movimento similar ao que acontece com nosso organismo.

E se você ficou curioso e gostaria de saber um pouco mais sobre a inteligência das plantas eu sugiro a leitura do livro: A vida secreta das plantas, do engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben e lançado no Brasil pela editora Sextante e facilmente encontrado em livrarias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização