Redação
Seis em cada dez CEOs estão preocupados com a velocidade com que as tecnologias estão avançando e como elas podem modificar a indústria. Em um contexto como esse, a PWC listou oito tecnologias que os gestores devem ficar de olho a fim de manter as companhias atualizadas no estudo "Tech Breakthroughs Megatrend" (Tendências e avanços em tecnologia).
LEIA TAMBÉM
As empresas terão que quebrar uma série de barreiras, como a qualificação de profissionais, flexibilidade dos locais e horários de trabalho, administração das barreiras legais e a formação de uma nova cultura organizacional para obter esses benefícios do aumento da produtividade por meio da tecnologia. Veja as tecnologias mencionadas pelo estudo:
Inteligência Artificial ? Softwares baseados em algoritmos capazes de desempenhar tarefas que normalmente exigem intervenção humana, como traduções e tomadas de decisão. Trata-se de um conceito "guarda-chuva", abrangendo diferentes setores e empresas, que pode ser implantado e focado em diferentes perspectivas, como aprender, entender, planejar e agir quando exposto a diferentes situações. O próprio Google já usa conceitos de inteligência artificial para determinar quais sites deve mostrar aos usuários, tomando como base suas interações, buscas anteriores, entre outros critérios.
Realidade aumentada ? Adicionar informações ou imagens ao mundo físico por meio de tecnologias de áudio ou vídeo, visando melhorar a experiência do cliente com um produto ou uma tarefa. O recente sucesso atingido pelo jogo Pokémon Go mostra o potencial desse tipo de tecnologia.
Blockchain ? Trata-se de um recibo de todas as transações eletrônicas realizadas por bitcoins; uma espécie de plataforma de distribuição eletrônica usada para gravar e confirmar transações, com segurança e garantindo que apenas os interessados possam ter acesso aos dados.
Drones ? Veículos aéreos ou de água usados para diferentes atividades, como veículos aéreos não tripulados (VANT). Podem ser operados por computador ou em rotas pré-definidas. A Amazon (foto) já planeja utilizá-los para as entregas de produtos comprados no e-commerce.
Internet das Coisas (IoT) ? Equipamentos e dispositivos interligados com sensores a softwares, coletando e trocando informações por meio da internet, aumentando a produtividade e melhorando diversos segmentos das empresas, como o estoque . Confira o artigo sobre Internet das Coisas no blog da Bz Tech.
Robôs ? Equipamentos usados para automatizar, aumentar a produtividade ou assistir às atividades humanas de forma autônoma ou baseado em configurações específicas.
Realidade virtual ? Simulações digitais, imagens em 3 dimensões ou a criação de um ambiente completo, com um espaço pré-definido e restrito no qual os usuários possam interagir de modos reais. Normalmente, exige o uso de um dispositivo, como um capacete ou um headset. A Microsoft, por exemplo, está testando um dispositivo que pode ser tanto para jogos de vídeo game quanto em outras aplicações.
Impressoras 3D ? Impressoras usadas para criar objetos em 3 dimensões, baseado em modelos digitais. As impressoras 3D já são usadas em diferentes segmentos, incluindo o de plástico, metal, vidro, madeira e até mesmo em questões voltadas à saúde.
Essas tecnologias que parecem coisa do futuro estão cada vez mais ao nosso alcance, e as empresas que pretendem se manter atualizadas estão sempre testando as tecnologias atuais para melhorar sua produtividade, algo que pode ser obtido com leitores, tecnologia RFID, entre outros dispositivos. O principal objetivo é se manter atualizado e, ao mesmo tempo, oferecer excelência no atendimento aos clientes, estando sempre um passo à frente.
LEIA MAIS