Árvore com mau cheiro chama atenção na Fernandes Lima, em Maceió

Publicado em 22/08/2018, às 16h05
Lucas Alcântara / Secom Maceió -

Redação TNH1

Comum na arborização urbana em regiões do Brasil, a árvore de nome científico Sterculia foetida se destaca pelo porte arbóreo bastante frondoso e pelo vermelho das flores e frutos. A espécie exótica, que é natural da Malásia e da Índia, também chama a atenção por um detalhe curioso: no período de floração e frutificação, a árvore exala naturalmente um forte odor. Em Maceió, o exemplar foi plantado há décadas em algumas regiões. Um deles está na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, aonde a peculiaridade vem sendo constatada por pedestres e motoristas que transitam diariamente pelo trecho próximo ao Hospital do Açúcar.

LEIA TAMBÉM

Após relatos encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão responsável pela arborização urbana da capital, um engenheiro agrônomo vistoriou o local e constatou a existência de uma Sterculia foetida, que é bastante semelhante à espécie nativa da Mata Atlântica Sterculia chicha, o chichá brasileiro. De acordo com Valdir Martiniano, a árvore, pelas suas especificações em relação ao porte, deve ter sido plantada há aproximadamente 40 anos e está situada no terreno do Hospital do Açúcar, em uma área que fica próxima à pista.

“As espécies deste gênero, no período de floração e frutificação, exalam uma substância volátil de odor característico semelhante ao de esgoto não tratado ou de carne em decomposição. As árvores em idade adulta, como é o caso desta da Fernandes Lima, produzem flores e frutos em grande quantidade e naturalmente exalam a substância proporcionalmente. É isto que pode ser atribuído ao cheiro questionado por quem passa pela região do Farol”, explicou Valdir Martiniano, acrescentando que o período de floração e frutificação se dá entre os meses de julho e outubro. Passada esta época, o odor tende a não ser sentido, segundo o profissional.

Durante a vistoria no Hospital do Açúcar, funcionários que trabalham em uma obra no terreno da instituição fizeram a observação em relação à peculiaridade. Moradores do bairro também relataram sentir o forte odor neste mesmo período em anos anteriores. No Brasil, cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte tiveram questionamentos da mesma natureza, o que levou os órgãos municipais das respectivas capitais a esclarecem os cidadãos sobre o fato, que é natural.

Para outras informações, Valdir Martiniano orienta que a população pode procurar a Semds, que fica localizada na Avenida Marquês de Abrantes, em Bebedouro, com funcionamento das 08h às 14h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara