Flávio Gomes de Barros
Uma notícia que mexeu com a política de Alagoas nesta quarta-feira (22) foi a informação de Lauro Jardim, colunista do jornal "O Globo", de que o presidente Lula (PT) quer o deputado federal Arthur Lira (PP) como Ministro da Casa Civil do seu governo.
LEIA TAMBÉM
A notícia surpreende, não por Lira integrar o ministério (ele tem sido cogitado para a Saúde ou a Agricultura, com apoio de ilustres do PT), mas porque o ainda presidente da Câmara dos Deputados passaria a ocupar uma das pastas mais importantes, de absoluta confiança do Presidente da Repúbica, com gabinete no próprio Palácio do Planalto.
Mais surpreendente ainda é a circunstância de Arthur Lira ter sido um dos mais fieis apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na acirrada disputa com Lula, em 2022.
E há ainda o fato de Lira ser o maior adversário político em Alagoas do senador Renan Calheiros (MDB), um histórico aliado do PT e do presidente Lula e que tem o senador Renan Filho (MDB) como Ministro dos Transportes.
A pergunta que fica no ar é: estaria Lula colocando em prática sua proposta, revelada no início deste ano, de ter Arthur Lira e Renan Calheiros como candidatos da sua preferência para as duas vagas ao Senado em 2026?
O parlamentar alagoano encerra seu segundo mandato como presidente da Câmara dos Deputados em 1o de fevereiro.
LEIA MAIS
Governo deve vetar projeto apoiado por Alfredo Gaspar Maragogi tenta reverter suspensão do turismo na "Lagoa Azul" "Única fake news legítima na história do Pix foi produzida pelo próprio governo" Dafne Orion, da CNB, se lança candidata a presidente do PT/Alagoas