Arthur Lira defende autonomia dos três Poderes

Publicado em 11/12/2024, às 09h00

Flávio Gomes de Barros

"O que eu defendo e sempre vou defender é que cada um dos três Poderes da República fique restrito às suas atribuições constitucionais. Quando isso se desequilibra, dá esse tipo de problema."

LEIA TAMBÉM

Foi assim que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), se manifestou nesta terça-feira, 10, numa indireta ao Poder Judiciário por intromissões recentes em atribuições do Poder Legislativo.

Lira reiterou o que vem dizendo há algum tempo: o governo não tem votos suficientes para aprovar as propostas do pacote de ajuste fiscal:
 
"O assunto é polêmico, o BPC [Benefício de Prestação Continuada] é polêmico, o abono é polêmico, o salário mínimo é polêmico. É um assunto que ferve, além de toda a insatisfação pelo não cumprimento de uma lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República."

 

Os projetos avançaram com as designações de Isnaldo Bulhões (MDB/AL) e Átila Lira (PP/PI) para a função de relator e há até possibilidade de aprovação por esses dias, como imagina o próprio Arhur Lira:

"O pacote pode ser votado, inclusive, nesta semana, porque, depois que você apresenta o relator, ele já começa a debater, nós estamos com sessão até sexta. Temos tempo para construir consensos, acordos. Agora, são temas, mais uma vez, de muita discussão, de contas, pode ser que o Congresso decida por outra vertente, escolha um outro caminho para diminuir mais o crescimento da despesa, ou cortar a despesa."

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

As incertezas no PT sobre a reeleição de Lula Tania Pedrosa expõe no Rio de Janeiro com apoio do Sebrae Só uma "zebra" impede a reeleição de Marcelo Victor Novonor deve indenizar a Braskem em R$ 8 bilhões