TNH1
O artesão Jonas Matos, que fabrica arcos para violinos, teve o trabalho interrompido após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargar o uso da madeira Pau-Brasil, plantando no quintal de casa pelo artesão e utilizado na produção dos arcos. Em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, Jonas disse que possui licença necessária para vender a madeira desde o ano de 2010 e está sem trabalhar há mais de um ano.
"As mudas de Pau-Brasil estão plantadas aqui no quintal da minha casa. Eu trouxe todas lá da usina de Coruripe, do projeto que eles têm para reflorestamento. Diante disso, eu aprendi a fazer as mudas e agora estou com mais de 10 mil árvores. A partir delas, eu faço a produção dos arcos, que são comercializados no Brasil e também na Europa", disse o artesão.
"Eu sempre tive essa concepção, de tirar a planta para a produção e repô-la, através de um novo plantio. A minha madeira sempre sempre foi vendida com a nota fiscal necessária e exigida pela lei. Porém, recentemente, um fiscal do estado do Espírito Santo embargou uma venda minha para um cliente local e veio aqui para interditar a minha produção", explica Jonas.
O artesão, que tem sobrevivido com a ajuda de alguns familiares, procura agora reverter a decisão do Ibama para voltar a fazer a sua principal paixão.
Confira a reportagem completa exibida pelo Balanço Geral Alagoas:
LEIA MAIS