Artesanato alagoano ganha espaço no mercado internacional a partir desta quarta, em Miami

Publicado em 01/12/2021, às 19h23
Ascom / Sedetur -

Secom Alagoas

Com novos nomes da arte popular e mestres consolidados no mercado nacional, o Programa Alagoas Feita à Mão amplia as fronteiras para a arte alagoana, conquistando o mercado internacional e expandindo as opções de mercado para os artesãos. Por meio da exposição ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul, que acontece na Galeria Pinta entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos, quatro mestres e nove artesãos estarão presentes na Semana de Arte e Design de Miami, expondo a arte popular alagoana para colecionadores, críticos, curadores, decoradores e amantes da arte do mundo inteiro, .

LEIA TAMBÉM

Para garantir a expansão internacional da arte alagoana, os artesãos terão a chance de comercializar suas obras na Galeria Roberta Schilling, em Miami. A parceria vai garantir uma abertura de mercado para os participantes da exposição, como explica a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

“O programa Alagoas Feita à Mão tem como principal objetivo o apoio à comercialização, por isso, promover uma exposição dentro da Semana de Arte e Design de Miami e não ter um viés comercial não faria sentido. Essa exposição é um marco para o programa e nosso foco é a abertura de mercado, a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico do artesão alagoano”, destaca Daniela.

ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul

Com curadoria assinada por Rodrigo Ambrósio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, a exposição é um resultado dos esforços do Governo de Alagoas para incentivar a arte popular alagoana.

A Mostra vem com o objetivo de estreitar as relações comerciais e a abertura do mercado internacional, além de projetar as peças e a criatividade dos artistas para o mundo. A exposição acontece de forma híbrida: na Galeria Pinta Miami, de forma presencial, e no site pintamiami.art de forma virtual.

Estarão presentes na exposição presencial o Mestre Aberaldo, Mestre André da Marinheira, Mestre Chico Cigano, Mestre Petrônio e Mestra Irineia. Além deles, também estarão presentes os artesãos Adriana Siqueira, Boró Sandes, Cláudio de Capela, Cicinho, Ismael de Dedé, Lucas Lessa, Veroneide de Capela e Salvinho.

Na exposição online, participam a Mestre Sil e os artesãos Zé Crente, Clemilton e Jasson. Com peças feitas à mão, esculpidas e talhadas em diversos materiais, como barro e madeira, a Mostra leva os artistas alagoanos para um nível inédito de exibição.

Alagoas Feita à Mão - Idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o programa é realizado desde 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artesãos locais.

As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos locais e nacionais, promoção e divulgação por meio da plataforma virtual Alagoas Feita à Mão e realização de mapeamento para identificação da produção artesanal genuinamente alagoana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas