Aprovada lei que prevê mais ônibus com ar-condicionado em Recife e região

Publicado em 27/12/2019, às 10h09
Jornal do Commercio -

Jornal do Commércio

O governador Paulo Câmara sancionou, nessa quinta-feira (26), a lei 16.787, que prevê investimentos na frota de ônibus que compõe o Sistema Estrutural Integrado (SEI). O texto foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco desta sexta-feira (27). A nova lei versa sobre a renovação dos coletivos da Região Metropolitana do Recife (RMR), entre os anos de 2020 e 2023, e prevê que os ônibus que ultrapassarem oito anos devam ser substituídos. No mínimo 70% dos novos veículos renovados a cada ano devem ser equipados com ar-condicionado e possuírem capacidade igual ou superior ao anterior.

LEIA TAMBÉM

No caso dos ônibus articulados, a vida útil será de dez anos. O projeto de lei foi enviado pelo Executivo e aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após consulta pública, realizada entre setembro e outubro deste ano. Durante a consulta, a população foi questionada se estaria disposta a pagar um valor entre R$ 0,03 e R$ 0,05 por ano a mais para ter uma frota equipada com ar-condicionado. A lei também contempla que os novos veículos devem ser alocados nos corredores troncais (radiais, perimetrais e interterminais) e linhas circulares.

Implementação depende do CSTM
Aproximadamente 75% da frota do Grande Recife é gerida em regime de permissão. Cabe ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), definir como serão implementados os investimentos. O CSTM é formado por membros do Governo do Estado, dos municípios e da sociedade civil. De acordo com o Governo, em 2018, 11,25% dos ônibus em circulação possuíam ar-condicionado (304 de 2.703). Este ano, em novembro, o percentual era de 16,36% (441 de 2.696).

Climatização pode encarecer passagem
O maior conforto nos ônibus do Grande Recife, com parte da frota rodando com ar-condicionado em 2020, não será de graça. Já pesará no bolso dos passageiros antes mesmo de os novos ônibus climatizados começarem a rodar nas ruas. Representará um acréscimo de cinco centavos no próximo reajuste de tarifa, que deverá ser discutido em janeiro, mês escolhido desde a primeira gestão do PSB em Pernambuco.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, a estratégia do governo para convencer o setor empresarial a fazer o investimento nos novos veículos foi antecipar o recurso. Por outro lado, a nova legislação prevê gatilhos punitivos para o caso de as empresas não cumprirem o cronograma previsto de renovação. A climatização dos ônibus também foi alvo de um projeto de lei sancionado no Recife e de um decreto publicado pela Prefeitura de Olinda. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ódio que padrasto nutria por enteados motivou envenenamento, diz polícia Casal incendeia casa de vizinhos após briga por causa de gato; mulher morreu Padrasto é preso suspeito de envenenamento que matou quatro familiares no PI Sete pessoas morrem e 15 ficam feridas após ônibus tombar no Piauí