Folhapress
Vocês sabiam que a nossa coluna é considerada uma das estruturas mais importantes do corpo? Ela protege e permite boa parte da nossa mobilidade, só que muitas vezes, não temos os cuidados necessários para mantê-la saudável.
LEIA TAMBÉM
Quem aí nunca teve aquela “dorzinha” nas costas? Essa é uma queixa muito comum e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 80% da população teve, tem ou terá problemas na coluna. Para saber mais sobre como cuidar bem da nossa coluna, conversamos com o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista em tratamento de doenças da coluna e dor crônica. Ele reuniu dicas de prevenção que valem ouro!
“Artrose, bico de papagaio e hérnia de disco, por exemplo, são doenças causadas por má postura, movimentos repetitivos ao curvar a coluna, carregar peso excessivo, e ações de outros fatores biomecânicos que causam desgastes ao longo do tempo. O bico de papagaio é um crescimento ósseo anormal entre duas vértebras da coluna vertebral. A hérnia de disco, uma patologia que atinge os discos entre as vértebras. E a artrose, caracterizada pelo desgaste da cartilagem ou degeneração das articulações.” afirma Dr. Guilherme Rossoni.
Confira as dicas do neurocirurgião para evitar esses problemas e se livrar de vez das dores na coluna!
Atividades do dia a dia - Atividades do dia a dia como varrer a casa, lavar louça, estender roupas, cozinhar, cuidar do jardim, entre outros afazeres, exigem esforço físico e podem submeter o corpo a posturas arriscadas para a coluna.
Por exemplo, o ato de lavar louça faz com que a pessoa fique com o pescoço inclinado para frente. Uma dica é, ao invés de ficar inclinada, apoiar um dos pés em um “banquinho” do tamanho de um tijolo, para ficar lateralizada e intercalar de tempos em tempos entre um lado e outro para deslocar o peso do corpo”.
LEIA MAIS