Redação
LEIA TAMBÉM
O iPhone 5, lançado em 2012, chegou ao seu fim. A Apple anunciou que a próxima atualização do sistema operacional, com a numeração 10.3.2, só será lançada para o modelo 5s e os outros mais recentes, excluindo também o iPhone 5c, que é o iPhone 5 com uma carcaça diferente.
Apesar de o abandono já ser esperado, ele acontece de uma forma inusitada. Tradicionalmente, a Apple abandona seus celulares antigos apenas com o lançamento de uma nova geração do iOS. Já era esperado que o iPhone 5 fosse abandonado, mas isso só deveria acontecer com a chegada do iOS 11.
O fato foi descoberto com o lançamento da versão beta do iOS 10.3.2, que traz poucas mudanças, com apenas algumas correções e novos comandos para a Siri. A principal novidade é o fato de que a versão é suportada apenas por processadores de 64 bits, o que exclui os modelos de iPhone 5 e 5c, os últimos com processadores de 32 bits.
A transição para um iOS exclusivo de 64 bits também já era esperada, mas como dito anteriormente, a surpresa está no fato do abandono repentino, no meio da geração iOS 10. A Apple não fala publicamente sobre o assunto, então não dá para saber o que motivou a empresa a tomar a decisão seis meses antes do esperado.
A ação da Apple deve incomodar alguns milhões de usuários. Em dezembro de 2016, a consultoria BMO Capital Markets indicou que existem 715 milhões de iPhones em uso; um outro estudo da Mixpanel de abril apontou que 3,77% deles usam o iPhone 5 e 2,34 usam o 5c, totalizando 6,11% do total de usuários de iPhone. Isso significa que cerca de 43,7 milhões de usuários da Apple estão prestes a ter seu celular abandonado.
LEIA MAIS