Após um ano e meio desaparecida, paciente do HGE reencontra familiares

Publicado em 21/07/2021, às 14h49
Ascom HGE/Beatriz Torres -

Ascom Sesau

Um encontro emocionante aconteceu nos corredores do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, nessa terça-feira (20). Afastada da família há um ano e seis meses, Rosa dos Santos estava internada com infecção do trato urinário e gastroenterocolite aguda, e foi encontrada pela irmã, Cristina dos Santos.

LEIA TAMBÉM

Cristina contou que, ambas moravam na zona rural de Campo Alegre, no interior de Alagoas, quando a irmã saiu para buscar água e nunca mais voltou para casa. “Estamos muito felizes e aguardando a recuperação total dela”, ressaltou.

O Serviço Social da unidade hospitalar localizou familiares através do nome da mãe, conforme contou a assistente social Agda Alves Soares. “A paciente, psiquiátrica, entrou no HGE como Gabriela da Silva, e nos dizia, a cada hora, um nome diferente. Entre esses nomes ela citou o ‘Rosa’ e falou do município de Campo Alegre como sendo a residência da mãe”, descreveu.

Segundo Agda, a partir daí, ela entrou em contato com o município, através da Rede Sócio Assistencial, e enviou uma foto da paciente através de um app de mensagens. Imediatamente a reconheceram pela foto e passaram o contato da mãe, que a procurava e já havia se mudado para São Luís do Quitunde.

“Foi gratificante auxiliar o reencontro delas. Casos como esse aparecem aqui no HGE frequentemente. Recebemos pacientes até de outros estados, que desapareceram e se afastaram de seus familiares. E como é bom poder vê-los se reencontrar novamente”, celebrou a assistente social do HGE.

Números – A paciente, que agora está no Hospital Sanatório, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), faz parte de uma das 31 transferências realizadas pelo hospital durante a terça-feira (20). Foram garantidas, ainda, 235 altas, 55 internações e 25 cirurgias. O HGE atendeu a 429 pessoas, sendo 349 casos clínicos, 76 acidentes, duas agressões e duas tentativas contra a própria vida.

A unidade hospitalar encontra-se com 90% dos leitos ocupados na UTI Covid-19, 100% dos leitos Intermediários e 8% dos Clínicos, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Na Central de Triagem para Covid-19, dos 93 acolhidos, 13 se submeteram ao teste rápido e dois confirmaram a doença pandêmica.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas