Redação TNH1
Após o transbordamento de esgoto em vários pontos da orla de Maceió, no último domingo, dia 5, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 10, o relatório de balneabilidade das praias de Maceió e do Litoral de Alagoas. Das vinte praias urbanas de Maceió que tiveram material coletado para análise, sete estão impróprias para banho. Curiosamente, o trecho da Praia de Ponta Verde, próximo à barraca Lopana, na Avenida Sílvio Carlos Viana, em frente à Rua José Freire Moura, onde houve o transbordamento de esgoto no último domingo e onde foi constatada pelo IMA a presença de coliformes fecais e demais dejetos, não consta como impróprio para banho.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o IMA, sete praias de Maceió estão impróprias para banho: dois trechos da Praia do Pontal da Barra, na Avenida Assis Chateaubriand, 500 metros ao sul e 500 metros ao norte do Emissário da Casal; dois trechos da Praia da Avenida, também na Avenida Assis Chateaubriand, na interseção com a rua Dias Cabral, e na interseção com a rua Barão de Anadia. Um trecho da praia de Jatiúca, na Avenidas Álvaro Otacílio, entre as avenidas Antônio Gomes de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira. Além de dois trechos na Praia de Cruz das Almas, onde foi constatado o lançamento de esgoto, na Avenida Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo Galvão, e na mesma avenida, entre as ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa.
Das prais de Alagoas, nas regiões Norte e Sul, quatro trechos estão impróprios para banho. Na Região Norte, os trecho da Praia de Maragogi que ficam em frente à foz do Rio Salgado e em frente à foz do Rio Persinunga não são recomendado para banho, assim como a Foz do Rio Maragogi, cujas águas estão poluídas. Na Região Sul, o banho não é recomendado no trecho do Rio Niquim, a mais ou menos 300 metros de sua foz.
De acordo com o relatório, a coleta foi feita pelos técnico do IMA no último dia 5 de dezembro, mesma data em que ocorreu o transbordamento do esgoto em vários pontos da orla de Maceió.
LEIA MAIS