Redação TNH1, com TV Pajuçara
O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) informou nesta quinta-feira, 21, que o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, atingiu a capacidade máxima de operação. Com essa medida, o atendimento está temporariamente restrito a casos de emergência.
LEIA TAMBÉM
"Tivemos que suspender na atenção básica 50% dos atendimentos para garantir os atendimentos de urgências dos casos mais leves. Também ampliamos os horários nas unidades polos, que, ao invés de encerrar às 17h, estão levando o atendimento até às 22h. Rio Largo é o único município que mantém as unidades de síndromes gripais, tivemos que reabrir em função disso, que o hospital não tinha capacidade suficiente de atendimento. Mantemos a unidade de tratamento pós Covid funcionando. Tudo isso com muita dificuldade, pois o financeiro da Saúde não é fácil", disse Aroldo Ferro, secretário de Saúde de Rio Largo, à TV Pajuçara/Record TV.
Segundo informações apuradas pela TV Pajuçara, há a reclamação também de salários atrasados. Em nota, o ISAC informou que está aguardando o repasse da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) para efetuar o pagamento dos prestadores de serviços médicos e demais fornecedores. E promete que está tratando com a pasta para que a situação seja resolvida o quanto antes.
“O ISAC lamenta o atraso ocorrido por conta da falta de repasse, afinal, o seu compromisso é de pagar em dia todos os profissionais. E ressalta que, por se tratar de recurso público para gestão específica por projeto, só pode efetuar o pagamento com recurso do contrato. Para cada projeto que o Instituto gerencia é aberta uma conta específica e apenas os recursos do próprio contrato podem ser usados para pagamentos e manutenção do serviço. Por uma questão legal, o ISAC é proibido de usar o recurso de outro contrato para pagar as despesas”, ressalta.
Veja o posicionamento da Sesau sobre as demandas:
"A Sesau esclarece que o Dr. Antônio Lamenha, do Hospital Ib Gatto Falcão, esclareceu durante reunião de urgência, concluída agora há pouco, no Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, Dr Gustavo Pontes de Miranda, as razões da superlotação e as dificuldades na Regulação de pacientes. Diante das soluções oferecidas o retorno da regularidade do atendimento será restabelecido até 22h de hoje.
Sobre as dificuldades enfrentadas pelo Hospital Ib Gatto Falcão, nos últimos dias, em razão de superlotação e dificuldades na Regulação de pacientes, será realizada uma reunião de urgência, ainda hoje, na sede da Sesau, visando o retorno da regularidade do atendimento e outras providências".
LEIA MAIS