Após licitação de saneamento da Região Metropolitana, Rui Palmeira debate investimentos com Renan Filho

Publicado em 06/11/2020, às 13h44
Divulgação -

Redação TNH1

O prefeito Rui Palmeira se reuniu, nesta sexta-feira (06), com o governador Renan Filho, no Palácio República dos Palmares, no Centro. O encontro foi para debater investimentos em saneamento com o recurso de outorga a ser recebido pelo Estado pela concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió (RMM). 

LEIA TAMBÉM

“O que estamos buscando nessa reunião é debater como será distribuído esse dinheiro. Inicialmente, o recurso só seria investido em saneamento básico, contudo, eu e outros gestores da região metropolitana defendemos que seja também para outras obras de urbanização, como pavimentação e drenagem, por exemplo. Para isso, seria preciso pedir autorização à Assembleia Legislativa, o que pode ser feito por meio de um projeto de lei”, explicou Palmeira.  

Em 30 setembro deste ano, a BRK Ambiental Participações S.A foi a vencedora do leilão organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a concessão regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da RMM. 

A BRK Ambiental terá como compromisso promover a distribuição de água e a coleta de esgoto para 1,5 milhão de habitantes em 13 cidades da grande Maceió, com previsão de investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 2,6 bilhões durante os 35 anos de contrato. O modelo desenvolvido pelo BNDES exigiu que R$ 2 bilhões sejam investidos já nos primeiros seis anos de concessão, ou seja, até 2026.

Ainda segundo o prefeito Rui Palmeira, a concessão vai permitir um avanço na qualidade de vida dos que mais necessitam do poder público. “Com isso, poderemos universalizar o abastecimento de água e aumentar o acesso ao esgotamento sanitário, o que garante um ganho substancial nas condições de vida da população mais carente. Sem a parceria da iniciativa privada, creio que precisaríamos de muitos anos para chegar a ter resultados mais satisfatórios”, destacou o chefe do Executivo municipal. 

A concessão deverá universalizar o serviço de água na região metropolitana de Maceió nestes primeiros seis anos de contrato e ampliar a rede de esgotamento sanitário para 90% até o décimo sexto ano de contrato. Atualmente, 27% da população dispõem deste serviço.

A BRK Ambiental também deverá cumprir vários indicadores de desempenho, de qualidade e eficiência na prestação dos serviços, além de reduzir as perdas de água para, no máximo, 20%. Hoje, o índice de desperdício na região é de 59% da água produzida.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT protocola denúncia para investigar acidente que matou trabalhador soterrado em areia Defesa Civil realiza vistoria em hotel na Pajuçara que pegou fogo nesta quinta-feira (16) PMDF divulga nota de pesar após morte de policial em incêndio de hotel: “gesto heroico” Homem morre soterrado por areia em caminhão durante obra na Avenida Durval de Góes Monteiro