Após denúncia de surto de raiva, Marechal Deodoro suspende atividades com animais

Publicado em 28/04/2022, às 10h42
Victor Vercant -

TNH1

A denúncia de surto de raiva em equinos provocou a suspensão de atividades com aglomeração de animais no município de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió. A decisão foi comunicada pelo prefeito da cidade, Cláudio Filho, o "Cacau", por meio da rede social na noite dessa quarta-feira, 27.

LEIA TAMBÉM

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Secretaria Estadual de Agricultura foram informadas sobre o surto da doença e materiais para análise foram colhidos. No entanto, ainda não há a conclusão do estudo.

"Acabei de receber da Adeal uma recomendação para suspensão de todas as atividades de cavalgada em Marechal Deodoro. Existe a possibilidade da cidade estar passando por um surto da síndrome nervosa da raiva e, com isso, para manter a segurança sanitária de todos os equinos e também o risco de proliferação para os humanos, nós estamos baixando um decreto proibindo manifestações de rua com aglomeração de animais", disse Cláudio Filho.

"Será por tempo indeterminado, até a conclusão dos exames realizados nos animais que tiveram os surtos. Nós vamos aguardar, para tomar novas providências. Eles foram encaminhados para Lacen e depois para o estado da Bahia", acrescentou o prefeito.

O município destacou que, mesmo sem o resultado dos exames, optou por cancelar todas as atividades que envolvem animais, como uma posição preventiva, para evitar o aglomerado deles, que pudessem ocasionar maior transmissibilidade. Sobre a vacinação, porém, não há informações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defensoria Pública cobra explicações e providências sobre interrupção no abastecimento de água MPT vai investigar acidente com trator que matou trabalhador em Rio Largo Sem água há mais de 30 dias, homem protesta lavando roupa em sede de concessionária Vídeo: teto de escola municipal desaba no interior de Alagoas