Interior

Após chuvas, rios Jacuípe e Mundaú atingem nível de atenção e são monitorados pela Defesa Civil

| 10/07/24 - 08h07

O último boletim hidrológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), divulgado às 8h desta quarta-feira (10), mostra que os rios Jacuípe e Mundaú chegaram ao nível de atenção cheia, de cor amarela. Eles estão sendo monitorados pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com o informe da Semarh-AL, o rio Jacuípe, no município de mesmo nome, chegou a elevação de 433 centímetros, mas a tendência é de descida. Já o Rio Mundaú, em União dos Palmares, apresenta tendência de subida, e chegou a 473 centímetros.

"O rio Jacuípe está agora com 441 cm, sendo a cota de atenção em 420 cm e a cota de transbordamento em 530 cm. Os níveis dos rios das principais baciais estão em elevação, mas sem riscos de transbordamento, porém em niveis altos", disse Douglas Gomes, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual.

"Em União dos Palmares, o rio Mundaú acaba de atingir a cota de atenção, estando agora em 473cm, sendo a cota de atenção em 470cm [...] As chuvas devem diminuir de intensidade hoje,  porém continuam em volumes menores intercalados com períodos secos. A preocupação são os solos já encharcados e já tivemos volumes consideráveis", continuou o chefe do setor de desastres naturais.

Por volta das 9h, Douglas Gomes reforçou que o Rio Mundaú, em Rio Largo, chegou ao nível de 687 centímetros, com cota de atenção de 725 centímetros. A expectativa é de que a elevação continue.

Apesar da diminuição, a meteorologia prevê que a chuva não dê trégua e caia de forma contínua, com menor intensidade, na região dos rios. O estado de Pernambuco, onde fica a cabeceira do Mundaú e a foz do Jacuípe, ainda segue com previsão de chuvas.

O boletim é atualizado a cada hora e está disponível no site da Semarh-AL. Clique aqui e acompanhe.