Secom Maceió
O período chuvoso, que iniciou nesta segunda quinzena de abril, trouxe muita chuva para a capital alagoana. Desde o último domingo (14), 82 solicitações foram abertas pela população na Defesa Civil de Maceió. Destas, 66 já foram atendidas e as demais já estão em fluxo de atendimento. Ao todo, foram 25 registros de deslizamento de barreiras, com os bairros de Chã da Jaqueira e Jacintinho como os mais atingidos.
LEIA TAMBÉM
O órgão tem à disposição da população equipes de plantão 24 horas por dia para atender os maceioense nas demandas, principalmente as decorrentes das chuvas. “Em 24h registramos 48mm e em todo o mês já são 164mm, o que representa 84% do que era esperado para abril”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Hugo Carvalho.
A Defesa Civil Municipal continua em nível operacional de alerta, com todas as equipes à disposição para atender a população. Ainda segundo o meteorologista, há possibilidade de continuidade de chuva para esta quarta-feira (17), com o tempo nublado, intercalando com chuvas isoladas.
“A recomendação é para que, principalmente as pessoas que moram nas áreas consideradas de risco possam estar atentas e a qualquer indício de alagamento, deslizamento, queda de árvore, desabamento, procure um local seguro e ligue para a Defesa Civil”, reforça o coordenador-geral, Abelardo Nobre.
(Crédito: Secom Maceió)
Receba alertas da Defesa Civil
A população que reside em área de risco ou que possui algum familiar nesses locais pode receber informações pelo celular. Sempre que há riscos de chuvas fortes, deslizamentos e alagamentos, o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec) emite alertas e avisos para a população.
O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento.
Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.
LEIA MAIS