Após 5 anos nome é limpo do SPC e Serasa? não é bem assim; entenda

Publicado em 02/12/2019, às 09h59
-

Edital concursos brasil

Atualmente, mais de 60 milhões de pessoas estão negativadas em órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa e Boa Vista, principalmente em função do aumento do desemprego, diminuição da renda média familiar, falta de controle nos gastos, atrasos de salários entre outros, assim como indica dados do Serasa Experian.

LEIA TAMBÉM

Nessa perspectiva, a esperança dessa população é na possível restituição de seu CPF e sua saída dos órgãos de proteção ao crédito, a partir da data da dívida, após o período de 5 anos.

O nome é limpo após 5 anos?

O que acontece é que ao ter o nome referido em órgãos por alguma dívida, após o período de cinco anos, tempo determinado por lei, o CPF do então inadimplente não ficará mais visível nas listas de restrições.

Contudo, as dívidas podem continuar sendo cobradas, de modo que eventuais ações jurídicas continuarão existindo. Ou seja, prescrição não significa extinção de dívida, mas sim um prazo para que o fornecedor ajuíze ação de cobrança contra o consumidor.

É válido destacar ainda, que o nome só deixa de constar para a dívida que venceu dentro do prazo de cinco anos. Caso o devedor possua outros débitos com tempo menor de inadimplência, o cadastro negativo ainda estará visível.

Além disso, em alguns casos, a inadimplência, isto é, o não pagamento de uma conta ou dívida pode prescrever crime. Assim, é importante estar atento quanto essas questões e evitar ao máximo para que não chegue neste nível.

Como sair da inadimplência?

De todo modo, a melhor forma de sair da lista de negativados é normalizar o fluxo da receita, de modo a reorganizar as questões financeiras para que assim, seja traçado a estratégia ideal para quitar as dívidas, e assim ter o nome limpo de uma vez por todas.

Nesse sentido, é recomendável separar 10% da renda com esse intuito, aliado ao auxílio de serviços que oferecem apoio ao inadimplente. É o caso do Feirão Limpa Nome, que dispõe de oportunidades exclusivas na quitação de dívidas com diversas empresas e com descontos de até 90% do valor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025 Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta em 2024 Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025 Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês