Apareceu a margarida! Tudo sobre a flor mais delicada e popular da natureza

Publicado em 27/12/2023, às 07h50

Luan Paz

Foto de micheile henderson na Unsplash

Ela é considerada uma das flores mais delicadas e populares da natureza, a margarida como bem-me-quer é vista como a flor da pureza e do amor. Afinal, que atire a primeira flor quem nunca brincou (bem-me-quer, mal-me-quer…) de retirar as suas pétalas para descobrir se havia reciprocidade dos sentimentos da pessoa amada!

LEIA TAMBÉM

Sua origem remonta à Europa, Ásia e América do Norte, onde essas flores delicadas desabrocham com graciosidade em campos e prados. A palavra “margarida” tem raízes latinas, significando “pérola”, uma homenagem à pureza e simplicidade dessa flor e, nos países de língua inglesa também são conhecidas como daisy, que significa olho do dia, pois suas pétalas se fecham durante a noite e voltam a abrir pelo dia.

A flor apresenta pétalas alargadas e delgadas que contornam o botão central, dourado ou amarelo. Suas folhas são ovais e seu caule é comprido, podendo chegar até 1 metro de altura, quando cultivado no jardim. As flores aparecem duas vezes no ano, geralmente, durante o verão e outono.

Há indícios de terem sido cultivadas e admiradas pelos antigos egípcios, gregos e romanos, que as associavam à deusa da fertilidade e do amor, Vênus. Na Idade Média, eram utilizadas em poções devido às suas propriedades medicinais. O amor e a inocência simbolizados pelas margaridas também as tornaram populares na literatura e nas artes ao longo dos séculos.

Cultivar margaridas em seu jardim requer cuidados simples, mas essenciais. Elas são versáteis e adaptáveis, prosperando em solos bem drenados e sob a luz solar direta. Então mantenha o solo úmido, mas evite o excesso de água para prevenir doenças e o apodrecimento das raízes. Adube a cada dois meses durante a estação de crescimento para estimular a floração.

Entre as variedades, a margarida oxeye, com suas pétalas brancas e miolo amarelo, são clássicas e mais facilmente encontradas. Já as margaridas Shasta, originárias da América do Norte, apresentam flores maiores e vistosas. Explore as opções e crie um jardim diversificado para celebrar a beleza dessa flor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização