Anvisa aprova novas imagens de advertência para embalagens de cigarro; veja

Publicado em 31/10/2024, às 13h19
Anvisa aprova novas imagens de advertência para embalagens de cigarro | Reprodução / Anvisa -

Folhapress

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na quarta-feira (30) as normas que estabelecem novas advertências sanitárias e mensagens que devem estampar as caixas de cigarros e outros produtos derivados do tabaco e fumígenos no Brasil. A partir de 2 de novembro de 2025, as novas imagens serão obrigatórias.

LEIA TAMBÉM

Os novos avisos relacionam o fumo a envelhecimento, aborto, problemas neo-natais, cânceres, cegueira e morte.

As advertências terão validade de três anos, e as empresas fabricantes terão um prazo de 12 meses para se adequarem. Embalagens e expositores que não estiverem em conformidade deverão ser retirados dos pontos de venda.


Foto: Anvisa

De acordo com a Anvisa, as normas proporcionam previsibilidade para o período de transição. As advertências serão aplicáveis a produtos fabricados até 1º de novembro de 2027, e uma nova regulamentação para o período seguinte será divulgada até 1º de novembro de 2026.

Sete imagens e textos foram aprovados, abordando diferentes problemas de saúde, com o objetivo de conscientizar e alertar sobre os malefícios do uso de produtos derivados do tabaco.

As mensagens devem ser aplicadas de forma rotativa a cada cinco meses. Para expositores e mostruários, quatro novas mensagens serão incluídas, focando nos danos à saúde pública e nas consequências do fumo passivo.


Foto: Anvisa

Segundo a agência, as advertências sanitárias devem ser atualizadas periodicamente para assegurar que continuem eficazes ao informar o público sobre os principais riscos à saúde causados pelo consumo de tabaco e as substâncias prejudiciais presentes nesses produtos.

Para chegar a proposta, a Anvisa diz ter realizado um estudo de avaliação das atuais advertências e criado um grupo técnico composto por especialistas para levantamento e análise de requisitos técnicos.

Em uma das embalagens, uma montagem fotográfica é feita com uma foto de um bebê de aparência sadia de um lado, em contraposição a um bebê emaciado e com tubos presos ao nariz. É acompanhada de legenda que diz "Anvisa adverte: este produto causa aborto e adoece os bebês".

Em todas os pacotes propostos, a montagem é acompanhada de uma mensagem de incentivo para deixar o cigarro, como: "Você consegue parar de fumar. Ainda há tempo".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz Sono irregular pode aumentar risco de derrame e ataque cardíaco, diz estudo O que é a hidrolipo e quais os riscos do procedimento feito por mulher que morreu em clínica em SP Hospital da Mulher passa a agendar consultas para inserção do DIU