Antonio Cicero foi meu melhor amigo, diz Caetano; veja homenagens

Publicado em 23/10/2024, às 16h02
Retrato do poeta e escritor Antonio Cicero em sua casa, no Rio de Janeiro. O escritor carioca Antonio Cicero, um dos mais célebres poetas e letristas da literatura brasileira, morreu nesta quarta-feira aos 79 anos | Zô Guimarães / Folhapress -

Folhapress

O escritor e compositor Antonio Cicero morreu nesta quarta (23), aos 79 anos, após passar por um procedimento de suicídio assistido na Suíça.

LEIA TAMBÉM

A morte do poeta abalou amigos, colegas e outras figuras públicas que se pronunciaram nas redes sociais. Veja abaixo personalidades que se manifestaram.

Caetano Veloso - O músico escreveu em uma postagem no Instagram. "Cicero foi meu melhor amigo, a pessoa mais correta que conheci. O afeto de amizade mais límpido que se possa imaginar."

Caetano também disse admirar a coerência do amigo em escolher a eutanásia. "Ao acordar, fiquei sabendo de Antonio Cicero. Recebi mensagem dele, onde a coerência e a lucidez, que sempre foram características do meu amigo filósofo e poeta, impressionam, mas não desfazem a tristeza. (...) Marcelo, seu marido de tantos anos, deve entender minha tristeza e também meu orgulho pela coerência de Cicero."
Lula

O presidente do Brasil também se pronunciou sobre a morte de Cicero em seu perfil no X (antigo Twitter). Lula celebrou o "poeta, letrista e filósofo" e prestou condolências à irmã do escritor, a cantora e compositora Marina Lima.

Ele escreveu: "Muitos conhecem seus poemas pelas canções com a sua irmã, a cantora Marina Lima. Nesse momento de tristeza, meus sentimentos ao seu marido, a sua irmã e parceira Marina Lima, e todos os amigos e admiradores desse grande poeta".

Marina Lima - A irmã do escritor foi breve em seu perfil do Instagram, publicando uma imagem de luto com o nome do irmão e seus anos de nascimento e morte (1945-2024). A postagem recebeu diversos comentários de amigos de Lima e Cicero.

O compositor Roberto de Carvalho comentou: "Cícero se retira desta dimensão com toda dignidade possível. Muita Força e Luz para você, querida amiga Marina."

"Imortal, como sempre será eterno na sua voz! Que dupla mais perfeita pra este mundo! Viva o poeta!", escreveu a atriz Letícia Sabatella.

O cantor Leo Jaime relembrou a última vez em que esteve com o escritor: "Marina, não sei como te confortar. Estive com ele no seu show na praia. Sem saber que era uma despedida. Um gênio, elegante e gentil."

ABL - A Academia Brasileira de Letras, da qual Cicero faz parte desde 2017, anunciou a morte do escritor no Instagram.

"Com imensa tristeza, nos despedimos do escritor, poeta e letrista Antonio Cicero, nosso eterno imortal, que aos 79 anos escolheu partir em paz. Em sua decisão corajosa, honramos a liberdade de ser e a serenidade diante da vida e da morte, respeitando o gesto consciente de não mais permanecer entre nós, dado seu delicado estado de saúde."

O perfil da ABL também compartilhou uma carta do próprio Cicero, que escreveu sobre sua decisão: "Encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável.

Estou sofrendo de Alzheimer. (...) Como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade."

Fernanda Montenegro - A atriz, que também é imortal da ABL, publicou uma foto sua com o escritor em seu story no Instagram e escreveu "Melhor se guarda o voo de um pássaro do que um pássaro sem voos", frase retirada do poema "Guardar" de autoria de Cicero.

Lilia Schwarcz - Outra imortal, a historiadora e antropóloga publicou uma foto de Cicero em seu Instagram para demonstrar como ele era "um exemplo de dignidade e independência".

Schwarcz escreveu na postagem sobre a vida e a carreira do escritor, lembrou sua formação em filosofia na PUC e seu exílio durante a ditadura militar. "Acaba de partir em um cometa luminoso o poeta e filósofo Antonio Cicero, que morreu como viveu: com elegância, independência, ética, autonomia."

Adriana Calcanhotto - A cantora que gravou "Água Perrier" (1992) e "Inverno" (1994), de Cicero, se despediu do escritor em uma postagem em seu Instagram. "O mais inteligente, íntegro, nobre e belo", escreveu Calcanhotto. "Sigo te amando, Cicero, doce príncipe, dorme em paz. Até mais."

Heloisa Teixeira - A ensaísta e também membro da ABL celebrou a obra e o legado do escritor. "Antonio Cícero tinha uma extrema clareza e luminosidade em sua poesia, sua filosofia, sua vida e amizades obedeciam esse padrão. A precisão, a entrega destemida, a elegância radical. O poeta filósofo mais importante de sua geração. Desde que soube de sua morte, estou lendo seus poemas sem conseguir parar. E percebo que são poemas novos a cada leitura. Ele ficará para sempre."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Caverna do Dragão” ganha episódio final; veja como assistir Com recorde de produções e de público, Mostra Sururu premia cinema alagoano 2ª Edição do Prêmio Aqualtune homenageia expressivas e importantes personalidades negras Baterista do Iron Maiden anuncia que show em SP será seu último com a banda