Ansiedade na adolescência: veja três exercícios para lidar com o transtorno

Publicado em 14/03/2024, às 11h30
Exercícios ajudam a driblar devaneios e reduzir a ansiedade | Foto: Freepik -

Notícias ao Minuto

"E se não der certo?”, “e se eu reprovar?”, “a culpa é toda minha”, “o que vai acontecer?”... pensamentos disfuncionais como estes prejudicam a saúde mental na adolescência, período recheado de mudanças e incertezas. Abalos na autoestima, crises de identidade e medos são responsáveis por levar os jovens a quadros de ansiedade e depressão.

LEIA TAMBÉM

Também chamados de “pensamentos automáticos”, eles costumam aparecer sem esforço ao longo da rotina. Por isso, a psicóloga especialista em diagnóstico infantil, Juliana Russano, reforça a importância de combatê-los constantemente. “Sempre que algo te deixar para baixo ou com raiva, o melhor exercício é avaliar a própria interpretação da situação e pensar em outras formas de agir ou sentir sobre aquilo”, complementa.

Autora dos livros Como assim? e Nem pense nisso! – HQs idealizadas para desenvolver inteligência emocional nos jovens –, a psicoterapeuta afirma que cuidar do bem-estar mental desde cedo pode garantir uma adolescência menos conturbada e uma vida adulta com mais autoconfiança.

Conheça três exercícios indicados pela especialista para auxiliar os jovens a driblarem os devaneios e reduzirem transtornos mentais como a ansiedade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Horóscopo do dia: confira a previsão de 30/11/2024 para os 12 signos 7 receitas com grão-de-bico ricas em fibras 5 exercícios de baixa intensidade para manter o corpo ativo 5 chás de camomila e seus benefícios para a saúde