Anitta tem chance de levar Grammy? Imprensa estrangeira vê categoria disputada e brasileira forte

Publicado em 03/02/2023, às 11h40
Foto: Reprodução/Redes Sociais -

G1

Anitta vai chegar ao Grammy como uma concorrente forte em uma categoria muito competitiva, segundo os principais veículos especializados e publicações internacionais.

LEIA TAMBÉM

A cerimônia de premiação do Grammy 2023 acontece neste domingo (5). Anitta vai concorrer a um dos principais prêmios da noite, o de artista revelação.

Anitta concorre com outros nove artistas: Omar Apollo, Domi & Jd Beck, Wet Leg, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwe e Molly Tuttle.

A brasileira é considerada uma concorrente forte. Ela é apontada entre as favoritas por alguns veículos internacionais que fizeram apostas sobre a premiação. A variedade da lista mostra como o resultado é imprevisível:

Se Anitta ganhar, será uma vitória inédita do Brasil? - Na categoria de artista revelação, sim. Quatro outros brasileiros já foram indicados, mas nenhum ganhou: Astrud Gilberto e Tom Jobim (1965), Eumir Deodato (1974) e Morris Albert (1976).

Mas diversos outros brasileiros já foram indicados e ganharam Grammys. O auge foi 1965, quando o Brasil venceu duas das quatro principais categorias: gravação do ano ("The Girl from Ipanema", com Astrud Gilberto e Stan Getz), e álbum do ano ("Getz/Gilberto", com João Gilberto e Stan Getz).

Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil estão entre os vários brasileiros que já venceram em outras categorias nos anos seguintes (nenhuma dessas vitórias foi nas 4 categorias principais do Grammy, de álbum, gravação, canção e revelação).

Em 2023, a brasileira Flora Purim também concorre na categoria "Melhor Álbum Latino de Jazz" com o projeto "If You Will".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Maiara fala sobre físico após perder 50 kg Renato Aragão desembarca em Alagoas e vira presença ilustre em "Rancho do Maia" Filho de Preta Gil atualiza estado de saúde de cantora após passar por 18 horas de cirurgia Maior influencer do mundo revela que alugou as pirâmides do Egito para exploração e 'festa do pijama'