André Mendonça toma posse nesta quinta como novo ministro do STF

Publicado em 16/12/2021, às 07h55
Arquivo Agência Brasil -

Isto É

O ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça André Mendonça toma posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ocupando a cadeira do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho, ao completar 75 anos.

LEIA TAMBÉM

Mendonça é o segundo ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que já havia indicado Kassio Nunes Marques, empossado em novembro de 2020.

O ex-AGU foi indicado em julho deste ano, mas acabou sabatinado pelo Senado apenas no começo de dezembro, tendo sido aprovado por 47 votos a 32. Sua sabatina foi postergada por meses pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A cerimônia de posse de Mendonça está marcada para as 16h, com participação restrita de autoridades e convidados, por conta da pandemia de Covid-19, e terá a presença de Bolsonaro, que informou ao Supremo ter realizado um teste de Covid que deu negativo.

Mendonça, de 48 anos, é pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília, mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade e doutor em estado de direito e governança global pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

O novo ministro do STF também é pastor da igreja presbiteriana e foi indicado por Bolsonaro que cumpria uma promessa feita no início do seu mandato, de que indicaria um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo.

Mendonça vai herdar mais de 900 processos que estavam sob relatoria de Marco Aurélio, entre eles um pedido de investigação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, sobre os cheques no valor total de R$ 89 mil depositados em sua conta por Fabrício Queiroz, ex-assessor da família Bolsonaro e apontado como operador do esquema das rachadinhas do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro (PL), hoje senador pelo Rio de Janeiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ viram alvo de ação da Justiça e motivo vem à tona