Ana Sofia, renomada atriz, diretora e dramaturga alagoana morre aos 57 anos

Publicado em 13/07/2024, às 13h40
Dona de carreira brilhante deixa legado inestimável no Teatro de Alagoas; velório e enterro serão no Memorial Parque das Flores, em Maceió | Foto: Divulgação Grupo Cena Livre -

TNH1

Morreu neste sábado (13) a atriz, diretora e dramaturga alagoana, Ana Sofia Araújo de Oliveira. A artista, de carreira marcada por peças icônicas e atuações memoráveis, deixa uma contribuição inestimável para o teatro de Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

Ana Sofia se destacou por sua versatilidade e talento incomparável. Como dramaturga, assinou obras marcantes como "O Mistério da Fonte Milagrosa", "O Último Mutum-de-Alagoas" e "O Meu Saci Pererê". Em sua trajetória como atriz, ela encantou o público com atuações memoráveis em peças como "Hello Boy", "Igreja Verde", "Mirandolina" e "Ararinha o Anjo Azul". Seu talento também brilhou por trás das cortinas, dirigindo espetáculos como "A Lição", "Zelodaro Come Pano" e "Um Inimigo do Povo".

O ator Chico de Assis falou com tristeza sobre a morte da colega. "Falar de Ana Sofia é falar de uma parte da história do teatro alagoano. Ana Sofia de Oliveira era uma atriz maravilhosa, diretora de teatro, autora teatral, cenógrafa e figurinista. Ela ministrava oficinas de teatro e vivia e sobrevivia intensamente dessa arte, era algo visceral. Desde a década de 90, trabalhamos juntos em várias montagens, como 'Igreja Verde', 'Mirandolina' e 'O Diário de Anne Frank'. Tenho um carinho imenso e respeito pela pessoa e pela artista que foi a Sofia. Sua perda empobrece o teatro alagoano, e precisamos cuidar dos nossos artistas, pois eles são os que fazem a história local. Ana Sofia deixa um legado frutífero para o teatro alagoano, e sua missão, embora muitas vezes dolorosa, foi maravilhosa”, ressaltou.

Ele também enfatizou o papel fundamental da artista no Grupo de Teatro Cena Livre. “Ela tinha uma paixão imensa pelo Cena Livre, que construiu junto com seu esposo, Mauro Braga, e seus dois filhos, Caio e Léo, também artistas que a acompanharam nessa trajetória artístico-cultural. Ela era a alma desse grupo, que está ativo desde 1981”, destacou.

 O velório e enterro de Ana Sofia ocorrerão no Memorial Parque das Flores, localizado no Benedito Bentes I, Capela 04, em Maceió. Familiares, amigos e admiradores poderão prestar suas últimas homenagens no domingo (14), às 10h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chantal Frazão lança No Lugar do Morto Fundação Cultural realiza apresentações de grupos afro na Feirinha da Pajuçara Alagoas é cenário de filme que contará a história da sanfona de oito baixos Associação Joana Gajuru apresenta espetáculo com entrada gratuita