Amigos fazem campanha para jovem que perdeu mãe e avós no desabamento

Publicado em 21/10/2019, às 07h25
Dorian Girão/TV Jangadeiro -

Tribuna do Ceará

Ato de solidariedade para quem perdeu tudo. “Hora de dar as mãos! O Fernando precisa da sua ajuda”, é o que diz a campanha feita por amigos de Fernando Marques, 20 anos, um dos sobreviventes do desabamento do Edifício Andréa, no dia 15 de outubro, em Fortaleza. Na ocasião, ele perdeu a mãe, Roseane Marques, 51 anos, a avó, Izaura Marques, 81 anos, e o avô, Vicente de Paula Menezes, 86 anos.

LEIA TAMBÉM

“Desde o começo nós – amigos dele – estamos tentando ajudar da maneira que for possível. Na terça (15) a gente ficou a tarde no hospital com ele esperando receber alta. Na quarta (16) fomos comprar umas roupas/ sapatos para ele. Coisas que ele pudesse ‘chamar de meu”, comenta Vitória Siebra, amiga de Fernando.

Necessidades básicas como alimentação, roupas, calçados e materiais de higiene já foram supridas, de acordo com Vitória. “Graças ao trabalho em equipe de amigos e familiares. Todavia, ainda faltam muitas coisas para auxiliar o Fernando a retomar um pouco de sua rotina”.

Antes do acidente, o jovem estava estudando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tentar entrar no curso de seus sonhos – Sistemas e Mídias Digitais – na Universidade Federal do Ceará (UFC). “O Nando sempre foi um amigo incrível para todos, então, gostaríamos de retribuir pedindo ajuda na arrecadação de fundos para comprá-lo um bom notebook e outras coisas que podem auxiliá-lo a se reestruturar um pouco”.

A tia de Fernando que deu a ideia para Vitória fazer a campanha. “Nos unirmos para comprar um notebook para ele já que a vida dele girava um pouco em torno do computador pois ele estudava, jogava e trabalhava nele”.

Vitória, que é amiga dele desde o ensino médio, ficou muito contente com a solidariedade de vários colegas. “As arrecadações estão indo bem. Boa parte da ajuda está vindo de famílias de alunos do colégio que nós estudamos (…) é revigorante pra caramba sempre que vejo um ex-colega de turma se empenhando para nos ajudar, mesmo nem tendo tido contato com o Fernando nos anos de escola”.

Agora, amigos de Fernando planejam um bazar com roupas, acessórios, livros e uma rifa. “Estamos aceitando doações de todo tipo de coisa em bom estado”. Os interessados podem entrar em contato com Vitória através de seu perfil no Instagram. “toda ajuda é bem-vinda”.

As ajudas podem ser feitas através da conta:
Vitória Pinheiro Siebra
CPF: 072.869.723-83
Banco: NU Pagamentos S.A. (260)
Agência: 0001
Conta: 5127198-9

Entenda o caso

O prédio residencial de sete andares, o Edifício Andréa, desabou às 10h30 de terça-feira (15). Segundo vizinhos, o colapso produziu um forte barulho e nuvem de fumaça. “Pensei que era terremoto”, contou uma testemunha. Vizinhos e familiares afirmam que a edificação apresentava sinais de deterioramento. Um inquérito policial foi instaurado para investigar as causas do desabamento.

Uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará também está avaliando o que motivou a tragédia. Um relatório técnico deve ser emitido em até 15 dias. Imagens do circuito interno do prédio foram divulgadas e mostram os pedreiros quebrando as colunas do edifício, momentos antes do desabamento. A síndica do condomínio aparece na gravação acompanhando a obra. A filmagem deve ser utilizada nas investigações da causa da tragédia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ódio que padrasto nutria por enteados motivou envenenamento, diz polícia Casal incendeia casa de vizinhos após briga por causa de gato; mulher morreu Padrasto é preso suspeito de envenenamento que matou quatro familiares no PI Sete pessoas morrem e 15 ficam feridas após ônibus tombar no Piauí