American Airlines adota tecnologia para conter 'fura-filas' nos embarques

Publicado em 22/11/2024, às 22h55
Medida promete reduzir tumultos em portões de embarque e agilizar processos durante períodos de alta demanda - Foto: Ilustrativa/Freepik

Época Negócios

A American Airlines anunciou a implementação de uma nova tecnologia que visa conter passageiros que tentam embarcar antes do chamado de seus grupos. A medida foi ativada nesta semana em mais de 100 aeroportos nos EUA, após testes bem-sucedidos. O objetivo é melhorar a organização no embarque e garantir a exclusividade dos benefícios para clientes de elite. As informações são do portal CNBC.

O sistema funciona bloqueando o escaneamento de cartões de embarque fora do momento adequado. Caso um passageiro tente embarcar antes de seu grupo ser chamado, um som de alerta será emitido e o acesso será recusado. Atualmente, a American Airlines opera com nove categorias de embarque, que vão de clientes da primeira classe a passageiros que adquiriram tarifas econômicas básicas.

O lançamento ocorre estrategicamente no período que antecede o feriado americano de Ação de Graças, quando a companhia prevê atender 8,3 milhões de passageiros, entre 21 de novembro e 3 de dezembro. Este volume representa um aumento de 500 mil viajantes em comparação ao ano passado. Segundo a American Airlines, a ferramenta deve ser expandida para seus hubs principais nas próximas semanas.

A companhia enfatiza que a medida também visa manter a experiência premium para seus passageiros frequentes e clientes de alta renda, que têm prioridade no embarque. O novo sistema foi desenvolvido para evitar tumultos e garantir uma operação mais eficiente, especialmente durante períodos de alta demanda.

Embora a American tenha se destacado pela inovação, outras companhias aéreas também estão adotando medidas tecnológicas para otimizar o embarque. A United Airlines, por exemplo, envia notificações por mensagem de texto avisando a hora exata de embarcar e oferece atualizações ao vivo em dispositivos como iPhones e Apple Watches, com um relógio de contagem regressiva. Além disso, utiliza sinalizações digitais nos portões para indicar qual grupo está sendo chamado.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que é DeepSeek e por que ela acirrou a corrida entre China e EUA por inteligência artificial DeepSeek: conheça a inteligência artificial chinesa que derrubou ações de tecnologia no mundo ChatGPT passa por instabilidades nesta quinta-feira (23) WhatsApp será integrado com seu Facebook e Instagram; veja o que muda