Ambientalistas e moradores da praia do Francês realizam abraço simbólico em defesa da Restinga

Publicado em 03/12/2024, às 19h45
Ambientalistas e moradores da praia do Frances realizam abraço simbólico em defesa da Restinga - Divulgação

Assessoria

Ambientalistas e moradores da Praia do Francês (Marechal Deodoro/AL) irão realizar, no próximo sábado, 7, uma ação de conscientização ambiental em defesa da restinga, importante ecossistema que margeia as praias e desempenham um papel essencial na proteção da costa e da biodiversidade local.

LEIA TAMBÉM

A ação pretende chamar a atenção das autoridades para a importância da vegetação, evitar a destruição do ecossistema e impedir construção de empreendimentos imobiliários na região que compreende da Praia do Frances a praia da Barra de São Miguel.

Segundo a bióloga e moradora da praia do Frances há 30 anos, Maria Aliete Bezerra Lima Machado, a área da restinga é uma área de desova de tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção, e abriga diversas especies da flora e da fauna, entre estas, duas espécies de aves na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção, como o chupa-dente Conopophaga lineata cearae endêmico e o sabiá-da-praia Mimus gilvus.

“Nossa ação tem como objetivo chamar a atenção das autoridades sobre os riscos da degradação e para garantir proteção desse importante ecossistema que protege a nossa costa. Também solicitamos a criação de uma Unidade de Conservação da Natureza, área protegida criada pelo poder público para conservar a biodiversidade, os recursos naturais e os serviços ecossistêmicos de uma região”, explicou Aliete.

Ainda de acordo com a bióloga, a restinga é um dos ambientes mais ameaçados do Brasil devido à pressão imobiliária e, somente com a regulamentação das atividades econômicas na região e com a criação de uma Unidade de Conservação poderão garantir a proteção ambiental, a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais da região.

Durante a ação, participantes farão um abraço coletivo simbólico ao longo da área da restinga, formando um cordão humano em sinal de união e defesa do ecossistema.

Dia: 07/12 (sábado)
Hora: 8h30
Local: Praia do Francês
Mais informações: Aliete Bezerra (82) 98878-1352

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entenda como surge um tsunami meteorológico, fenômeno que atingiu SC Projeto piloto na Praia de Antunes será replicado em outras áreas de Maragogi Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL