Alta temporada: Ocupação hoteleira chega a 85% no Réveillon

Publicado em 16/12/2020, às 16h18
Jonathan Lins/Ascom Sedetur -

Secom Maceió

Alagoas é um destino consolidado para o período de férias e fim de ano, principalmente o Réveillon, sendo um dos mais buscados do país nas principais plataformas do mercado. Este ano não será diferente, prova disso é que a ocupação hoteleira média para o período é de 85%, dado da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), que conta com aproximadamente 90 associados em todas as regiões turísticas do estado.

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Certificado internacionalmente com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council) e com mais de 1200 estabelecimentos registrados com o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, Alagoas fomenta uma retomada do turismo gradual e responsável com protocolos sanitários rígidos, proporcionando maior segurança a turistas e moradores.

Já para o período de Natal, a ocupação hoteleira média é de 65%, também de acordo com a ABIH Alagoas. Em Maceió, principal destino turístico alagoano e onde se concentra a maior parte dos hotéis associados à entidade, a procura dos viajantes para o mês de dezembro também é impulsionada pelo Natal dos Folguedos, evento cultural que se tornou referência no calendário turístico regional e este ano acontece com protocolos rígidos de biossegurança.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, mesmo com o cancelamento da tradicional queima de fogos na capital, o destino continua sendo um dos mais buscados na alta temporada de verão.

“Este foi um ano atípico, em que precisamos adequar a programação do calendário turístico para atender as necessidades do momento. A Prefeitura de Maceió, junto ao governo estadual, reuniu esforços para oferecer uma temporada atrativa para os milhares de turistas que estarão na capital neste fim de ano e, com as adaptações, conseguiu mostrar aos parceiros comerciais e mercados emissores que podemos fazer turismo de forma segura e responsável. O Natal dos Folguedos é uma prova disso. E é a este trabalho sinérgico do poder público e trade turístico, aliado às vantagens competitivas de Maceió, que atribuímos a grande procura pelo destino nas operadoras, agências e sites de reservas”, avaliou o secretário. 

Quem vier para Maceió, ainda segundo Galvão, vai encontrar todos os serviços turísticos funcionando com protocolos rígidos, diversas experiências ao ar livre, atrativos de curta distância e uma moderna infraestrutura hoteleira preparada para receber os hóspedes com segurança. 

É o que confirma o presidente da ABIH-AL, André Coqueiros. “Chegamos à alta temporada com os segmentos turísticos em pleno funcionamento e isso é motivo de comemoração para o trade, que tanto esperou por este momento para vislumbrar o início de uma recuperação lenta e gradual. As ocupações dos feriados prolongados superaram as expectativas e torcemos para que aconteça o mesmo no verão. A hotelaria se preparou com um protocolo específico, validado pelas principais entidades representativas do turismo nacional, e com a adesão maciça ao selo do MTur tem despertado nos hóspedes a percepção de segurança e o desejo de retornar ao destino”, destacou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a demanda reprimida que surge no mercado do turismo aliado ao destaque de Alagoas no cenário nacional como um destino seguro e com inúmeros atrativos ao ar livre faz a diferença a favor do estado. 

“Nosso estado sempre foi um dos mais buscados para o réveillon e, neste ano, como a procura por destinos com atrativos ao ar livre, que proporcionam uma experiência mais segura, nós também nos destacamos. Durante todo o ano, o Governo de Alagoas realizou um trabalho intenso para adequação do destino a nova realidade e de promoção do destino em todo o mercado nacional, o que certamente contribuiu para estes bons índices de ocupação. Nossos roteiros de charme, com hotéis e pousadas seguindo todos os protocolos e proporcionando mais segurança aos clientes, também são outro atrativo. Certamente teremos um fim de ano bem sucedido para o turismo, fomentando a geração de emprego, renda e oportunidade neste importante setor da economia”, pontua Rafael Brito.

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