Alta definição: a magia da recepção de sinal HD e ultra HD pela nova parabólica digital

Publicado em 21/09/2023, às 19h30
Assessoria -

Assessoria

Quem comprou uma TV nos últimos dez anos tem acesso a pelo menos uma das tecnologias mais recentes quando o assunto é qualidade de imagem: alta definição (HD) ou ultra alta definição (ultra HD). No entanto, usuários da parabólica tradicional, aquela grande, que lembra um guarda-chuva invertido, acabam não aproveitando a função, já que o equipamento transmite apenas sinal analógico. A boa notícia é que com a nova parabólica digital é possível assistir à programação televisiva com o máximo de qualidade.  

LEIA TAMBÉM

As transmissões de televisão em HD oferecem qualidade de imagem superior àquela das transmissões analógicas tradicionais. Isso significa uma resolução mais alta, cores mais vibrantes e imagem mais nítida. Já as transmissões em ultra HD elevam ainda mais a qualidade, oferecendo resolução quatro vezes maior que a do HD, resultando em imagens ainda mais detalhadas e realistas.

A resolução oferecida pela nova parabólica digital vai depender de dois fatores: o primeiro é o modelo de TV do usuário, se possui tecnologia HD, o segundo é a qualidade disponibilizada pela emissora de TV. Mesmo em televisores mais antigos, de tubo, por exemplo, a qualidade de imagem costuma ser muito superior, pois está livre de interferências e chiados comuns na parabólica tradicional.  
 
O fornecedor de marmitas Maxsoel Ferreira, de 28 anos, não precisou gastar com a substituição, e aprovou a novidade. “A principal mudança aqui foi na qualidade da imagem. Não quero voltar para a parabólica tradicional nunca mais”, confessou.

O morador de Ipioca, litoral Norte de Alagoas, teve a antena instalada em 2022 pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para fazer a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital para as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem uma parabólica tradicional, instalada e em funcionamento.

Atualização é necessária

Assim como a família de Maxsoel, os brasileiros que utilizam a parabólica tradicional para assistir à TV precisam fazer a atualização do equipamento. Além de proporcionar uma melhor experiência, a substituição é necessária porque, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a troca, pode ficar sem sinal de TV. 

Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do governo federal e que possuem parabólica tradicional em funcionamento têm direito à instalação gratuita do novo equipamento. Para saber se o benefício já está disponível para a sua cidade e se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

A instalação é realizada pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, alerta para que usuários de parabólica tradicional façam a substituição da antena o mais rápido possível para evitar que fiquem sem o sinal de TV. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som e programação regional. E o sinal vai continuar sendo gratuito, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas