Alright Summit destaca a mídia regional no combate aos desertos de notícias

Publicado em 16/08/2024, às 12h39
Alright Summit de 2018, em Curitiba | Foto: Divulgação -

Assessoria

No dia 21 de agosto, a Alright, startup brasileira de mídia, promete transformar o cenário da informação regional em uma verdadeira celebração do jornalismo local. O evento Alright Summit acontecerá entre 10h e 18h, de forma ininterrupta, com transmissão ao vivo pelo canal da Alright no YouTube, com a programação da tarde diretamente de Brasília-DF, no Sesi Lab (para convidados), de onde será transmitida, no mesmo canal, para o público online.

LEIA TAMBÉM

As discussões abordarão as principais estratégias para fortalecer a mídia regional e combater os desertos de notícias, regiões onde a falta de cobertura jornalística deixa comunidades isoladas do fluxo informacional confiável. O tema geral do evento é “a mídia regional no combate aos desertos de notícias”. 

Está confirmada uma palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o título: “A mentira destrói seu voto”, alusivo à campanha do TSE e outras 12 associações e instituições do jornalismo que tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.

Mais de 30 especialistas e líderes do setor de comunicação estarão entre os palestrantes do Alright Summit. Nomes como Sara Bushwitz (CEO do Grupo Flow), Ricardo Fiorotto (Google), Eduardo Lundgren (Netflix), Sergio Lüdtke (Projor), Vitor Bellote (Seedtag), Almir Rizzatto (Escola Digitalista) e Marina Pitta (SECOM Governo Federal) estão confirmados. A lista inclui jornalistas, especialistas em tecnologia, representações do mercado de publicidade, do Governo Federal e associações do setor de imprensa.

A transmissão do evento terá apresentação das jornalistas Larissa Carvalho (Site Negrê, veículo local do Ceará), Semayat Oliveira (jornalista do Nós, Mulheres da Periferia e Podcast Mano a Mano) e Marlise Brenol (pesquisadora e professora da UNB). Toda a programação terá tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Entidades de representação nacional do setor de imprensa como Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Vladimir Herzog, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa, COAR Notícias e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) apoiam o evento.

Instituições regionais também são parceiras como Sindijori de Minas Gerais, Aerp Paraná, ADJORI de Santa Catarina, Adjori do Paraná, ACI, APJ, ADI Paraná, ABI Bahia, AIP de Pernambuco, Acaert, ADI do Rio Grande do Sul, Agi de Goiás e os portais Coletiva.net e Acontecendo Aqui. 

Os Desafios da Mídia Regional e a Missão da Alright

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 558 microrregiões no Brasil, uma média de 10 municípios por microrregião. De acordo com o Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), 2.712 municípios brasileiros, que abrigam cerca de 30 milhões de pessoas, são considerados desertos de notícia.

Os desafios enfrentados pelos veículos jornalísticos locais são inúmeros, sendo a sustentabilidade financeira um dos principais obstáculos. A falta de diversidade nas fontes de financiamento é outro ponto crítico, pois pode tornar esses veículos dependentes de recursos públicos ou sujeitos à influência política, comprometendo sua independência editorial.

Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, destaca a importância dos chamados "oásis de notícias" — veículos de imprensa local que se tornam fontes fundamentais de informação para suas comunidades.

Esta edição do Alright Summit é um passo importante da startup e Secco explica que a missão da Alright é transformar esses veículos regionais em uma rede abrangente em todo o Brasil. Além disso, o time conta com a audiência online de milhares de espectadores que já atestam a qualidade do conteúdo editorial produzido pela Alright. 

O CEO e fundador fala da razão de levar o formato presencial do evento para a capital do país e reforçar a defesa do jornalismo local e regional como força vital em comunidades tão diversas no Brasil.

“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes, grandes agências e grandes plataformas. Esse mercado, muitas vezes invisível, não é atendido, não é desenvolvido. Por isso, colocamos como missão auxiliar esses pequenos veículos e, junto com eles, criar uma rede com capilaridade em todo o país”, diz Secco. 

Atualmente, a Alright já colabora com mais de 400 veículos locais de todos os tamanhos, alguns líderes regionais, outros em fase de crescimento ou transformação. 

O Alright Summit promete ser um marco no fortalecimento da mídia regional brasileira, trazendo à tona discussões pertinentes para o futuro do jornalismo no país e reforçando o papel dos veículos locais na luta contra a desinformação e os desertos de notícias. 

Sobre a Alright

A Alright é uma startup de mídia 100% brasileira, que tem como propósito impulsionar comunidades em torno de veículos de comunicação locais e especializados, atuando como agente de transformação e aceleração de negócios digitais.

Links úteis:

Serviço


Programação

Manhã (10h às 14h) – Transmissão online no YouTube da Alright

Tarde (14h às 18h) – Híbrida: Presencial no Sesi Lab e online no YouTube

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Como é viver com doença que impede de sentir dor: 'Luto para sobreviver' Homem que produzia anabolizantes é preso pela polícia em SP Ibama determina repatriação de girafas importadas pelo Bioparque do Rio Homem sofre racismo e xenofobia ao ser acusado de furtar tampa de panela