Edson Moura
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A campanha dos candidatos para as eleições municipais está nas ruas das cidades brasileiras. Não é dicífil encontrar carros com adesivos que tomam conta de todo o vidro traseiro do veículo, aqueles do tipo perfurado, conhecidos como “furadinho”. Mas quem tem seguro no carro precisa ficar atento!
Se por um lado usar o adesivo traseiro dentro dos padrões não leva multa (nem do TRE nem do Detran), por outro o dono do carro pode ficar descoberto caso precise acionar o seguro do veículo. Isto porque a seguradora pode considerar que houve uma mudança do uso do veículo de particular para comercial, como explica o corretor Djaildo Almeida, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas (Sincor-AL):
“Cada compahia de seguros tem os seus critérios próprios de análise de risco e aceitação com relação às modificações dos veículos, a exemplo da adesivação ou utilização do carro segurado para fins de transporte de material, equipes ou acoplagem de caixa de som para divulgação nas ruas. Outro ponto importante é que não serão cobertos pelas seguradoras os danos causados quando for comprovada a perturbação da ordem pública, bem como atos de hostilidade, tumultos, motins, vandalismo, entre outras situações que podem acontecer durante uma campanha por exemplo.” – Explica Djaildo.
Já adesivei, o que fazer?
Para quem já aplicou o adesivo “furadinho” no vidro traseiro, Djaildo orienta que o mesmo entre em contato com o seu corretor de seguros para explicar a situação. Ao comunicar formalmente à seguradora, o corretor pode fazer um endosso no seguro já existente, classificando como uso comercial e o cliente paga uma diferença proporcial adicional, dependendo da seguradora.
“É importante o segurado informar-se com o seu corretor de seguros sobre a política da sua seguradora, isso é necessário antes mesmo de colocar qualquer propaganda ou realizar qualquer modificação em seu veículo. Se já fez, entre em contato o mais rápido possivel para fazer o endosso, ajustar a apólice e continuar coberto em caso de sinistro.” – orienta Djaildo.
Ele lembra ainda que adesivos pequenos, daqueles 30 x 7 cm não configuram uso comercial do veículo. Os demais entram nessa classificação.
Então se você quer fazer campanha com seu carro particular, melhor falar com seu corretor de seguro para na hora que precisar não ficar descoberto. Fica o alerta!
Reportagem: Edson Moura
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