Alerta Meteorológico: umidade do ar deve ficar abaixo de 20% em municípios alagoanos

Publicado em 14/11/2023, às 10h51
Freepik -

Eberth Lins

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), que é responsável por monitorar as condições meteorológicas, alertou para a umidade do ar abaixo dos 20% em municípios localizados nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco. O alerta foi emitido nesta terça-feira (14) e tem validade até a próxima sexta-feira (17).

LEIA TAMBÉM

Segundo o documento, a presença de sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados (12 +) sobre a região.

Nesse período, de acordo com o alerta, há um aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídrica, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

De acordo com o documento da Semarh, as regiões ambientais que apresentarão os menores índices de umidade relativa do ar serão as regiões do Sertão e do Sertão do São Francisco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também já havia divulgado um alerta de baixa umidade para 35 municípios de Alagoas, nessa segunda-feira (13). Entre as recomendações listadas pelo Inmet estão a de beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (04) em Alagoas Criança de dois anos, vítima de capotamento na Serra da Barriga, recebe alta médica MP instaura procedimento para investigar violência obstétrica durante parto em hospital de AL Cerveja e café com própolis viram atração na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas