Redação
Um vídeo de um idoso alagoano sendo agredido por sua "neta, divulgado pelo TNH1 nesta quinta-feira, 07, mostra uma cena que, de acordo com números oficiais, é bastante comum. Dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostram que 39 casos de violência física contra idosos foram denunciados em Alagoas, no período de janeiro a junho de 2015. Os números totais ainda não foram divulgados.
LEIA TAMBÉM
No total, foram 333 denúncias de violações contra idosos alagoanos: 134 (negligência), 75 (violência psicológica), 39 (violência física), 01 (abuso sexual) e 84 (abuso financeiro e econômico/violência patrimonial).
Em todo o Brasil foram registradas mais de 27 mil denuncias de violência contra a pessoa idosa. Negligência é o caso mais comum, seguidos de violência psicológica e física. Os números mostram que a cada hora, 2 idosos sofrem algum tipo de violência no país.
OAB
De acordo com Daniel Nunes, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Alagoas (OAB/AL), esse é um crime difícil de combater, pois a maioria das agressões parte de um familiar, e com o tempo tende a piorar.
“Infelizmente essa é uma situação que está aumentando. Como muitos idosos têm renda de aposentadorias, eles se tornam vítimas daqueles que deveriam cuidar deles” - disse Nunes.
Segundo Nunes, com a promulgação do Estatuto do Idoso em 2007, normas mais claras e penas mais rígidas foram cruciais para chamar atenção da população e da polícia, mas mesmo assim “é um crime difícil de combater” alegou.
* Sob supervisão da editoria
LEIA MAIS