Alagoas segue sem assaltos a bancos pelo 10º mês consecutivo, diz SSP

Publicado em 31/05/2022, às 20h30
Foto: Reprodução -

Ascom SSP

O trabalho integrado das forças de Segurança Pública tem contribuído para a redução da criminalidade em Alagoas e as ações preventivas têm deixado o estado longe de algumas modalidades de crimes, como é o caso de assalto a instituições financeiras. De 2019 até agora, somente cinco situações delituosas deste tipo foram registradas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP, sendo o último caso no mês de julho do ano passado.

LEIA TAMBÉM

Esse resultado também foi conseguido graças ao monitoramento feito pelo Serviço de Inteligência das instituições policiais, que é coordenado pela Secretaria da Segurança. As agências acompanham diariamente as movimentações que possam ocorrer tanto na Capital, quanto no interior alagoano. Essa estratégia que tem dado certo, inclusive, interceptou e frustrou a tentativa de uma quadrilha especializada em assaltos a banco, em Maribondo, na última segunda-feira (30), quando o alvo dos criminosos era a agência do Bradesco da cidade.

Sob coordenação da Gerência de Recursos Especiais (GRE), equipes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) e do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) se dirigiram até o local e evitaram o crime. Bandidos efetuaram disparos contra os policiais, que precisaram responder à injusta agressão sofrida.  Dois indivíduos ficaram feridos, foram socorridos, mas não resistiram e vieram a óbito.

Os criminosos têm envolvimento em pelo menos outros dois assaltos a bancos no Nordeste, e vinham sendo monitorados pela Inteligência da Polícia Civil alagoana. Dois carros e uma moto foram usados pelos criminosos. Um dos veículos foi encontrado abandonado às margens da rodovia. Armas e equipamentos também foram apreendidos.

O trabalho preventivo também conta com ações simuladas, como a que ocorreu no último mês de março no Agreste Alagoano. Palmeira dos Índios e Arapiraca foram palco do exercício prático que durou cerca de três horas e reuniu mais de 200 policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares. Instrutores da PM do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da Polícia Federal trouxeram a experiência vivida em seus estados para o treinamento inédito em Alagoas. Treinos como este devem acontecer novamente no estado.

Investimentos em todas as áreas da Segurança Pública também têm contribuído com a redução dos índices, principalmente na tecnologia e na melhoria de armamentos. A modernização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e novas estruturas de trabalho estão entre as garantias obtidas nos últimos anos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)