Alagoas receberá o Projeto Rondon pela terceira vez

Publicado em 09/07/2018, às 13h10

Redação

No período de 13 a 29 de julho, Alagoas receberá pela terceira uma edição do Projeto Rondon. A Operação “Palmares”, nomeada assim para homenagear a parceria com o governo alagoano, tomando emprestado parte do nome da sede do Governo: o Palácio República dos Palmares, desenvolverá ações que beneficiem as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Buscará, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

LEIA TAMBÉM

O Projeto Rondon, nesta operação, contará com o apoio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado a participação de 25 Instituições de Ensino Superior (IES) oriundas de diversos estados do país.

A cerimônia de abertura da Operação “Palmares” será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, às 11h do dia 14 de julho, em Maceió/AL.

A Operação

O estado de Alagoas receberá mais de 250 rondonistas, dentre professores e alunos universitários que atuarão em 12 municípios do estado e terá como centro regional a cidade Maceió.

Cada município receberá 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídos da seguinte forma:

Município

IES Participantes

BELÉM - AL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - FRANCISCO BELTRÃO - UNIOESTE/FCO BELTRÃO

CACIMBINHAS - AL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - CAMPUS DE ITABIRA - UNIFEI

CHÃ PRETA - AL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ – UNIARAXÁ

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV

COITÉ DO NÓIA - AL

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

JEQUIÉ DA PRAIA - AL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS MEDIANEIRA - UTFPR

JOAQUIM GOMES

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

NOVO LINO - AL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS

ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO - FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO - EG-FJP

OLIVENÇA - AL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS – UNCISAL

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS - USP - IFSC

PORTO DE PEDRAS - AL

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

QUEBRANGULO - AL

FUNDAÇÃO HERMINIO OMETTO – UNIARARAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVEL - UNIVEL

Município

IES Participantes

ROTEIRO - AL

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO - USP - FCFRP/USP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - CLM - UENP - CLM

SÃO JOSÉ DA LAJE

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA - FFCL


Ainda participará da Operação uma equipe de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC com o objetivo de produzir conteúdo e realizar a cobertura jornalística das atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade as ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como ferramenta de integração nacional.

Dentre os municípios selecionados, alguns já receberam o Projeto Rondon pela Operação Centro-Nordeste Alagoas em 2010: Chã Preta, Coité do Nóia, Novo Lino, São José da Laje.

ANO

OPERAÇÃO

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

2010

Centro-Nordeste Alagoas

Anadia, Atalaia, Boca da Mata, Branquinha, Campo Alegre, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Ibateguara, Maravilha, Mar Vermelho, Murici, Novo Lino, Ouro Branco, Porto Real do Colégio, Santana do Mundaú, São José da Laje, Senador Rui Palmeira, Taquarana.

2013

Operação São Francisco

Batalha, Major Isidoro, Pão de Açúcar, Piranhas, Santana do Ipanema, São Sebastião, Taquarana, Teotônio Vilela.


Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Os rondonistas conduzirão, dentre outras atividades, oficinas de orientação escolar e perigo das drogas para professores da rede pública, um fórum de discussão sobre violência familiar para conselheiros tutelares e capacitação de agentes multiplicadores da cultura e das tradições locais.

As IES de Alagoas que já participaram de operações do Projeto Rondon são: IESC, UNCISAL E UFAL, sendo que a UNCISAL participará da Operação Palmares.

O Projeto Rondon

Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.

No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.

O Projeto Rondon é uma ação governamental, coordenada pelo Ministério da Defesa que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025 Pets na ceia de Natal? Cuidados alimentares com cães e gatos nas festas Como os EUA inundaram seu Natal (e o ano inteiro) de pistache Sesc abre 330 vagas gratuitas para colônia de férias em Maceió e Arapiraca