Alagoas ocupa 5ª pior posição em ranking brasileiro de gestão hídrica

Publicado em 27/04/2016, às 11h49

Redação

Alagoas ficou entre as últimas posições do ranking da transparência na gestão dos recursos hídricos dos estados do país. O estudo analisou informações sobre contas, contratos e licitações disponíveis nas páginas na internet dos órgãos gestores e atribuiu pontuação de zero a 100.

LEIA TAMBÉM

Entre os estados do país, Alagoas, com 15% da transparência, ficou à frente apenas de quatro estados: Maranhão (12%), Amapá (6%), Piauí (5%) e Amazonas (2%).

Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo lideram o Índice de Transparência no Manejo da Água nos estados do Brasil, com 65%, 58%, 57%, respectivamente.

A Casal foi procurada pelo TNH1, mas ainda não emitiu um posicionamento sobre o assunto.

Acesse a pesquisa completa

Os estados não alcançaram níveis satisfatórios de transparência na gestão dos recursos hídricos, revela o texto da pesquisa, organizada pelo Artigo 19 e Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Socioambiental.

Em comparação com os resultados de 2013, a maioria dos estados (16) registrou queda no índice. Apenas Minas Gerais e São Paulo se mantiveram com a mesma pontuação e nove elevaram os índices.

“A constatação de piora nos níveis de transparência na gestão de recursos hídricos de tantos estados é especialmente preocupante, uma vez que 2015 registrou crises de abastecimento de água em algumas regiões do país, como o Nordeste e o Sudeste”, diz o estudo.

Uma das conclusões do levantamento é que a ausência de algumas informações nas páginas dos órgãos pode indicar a sua inexistência, “o que demonstra fragilidade no sistema de gestão dos recursos hídricos.” Outra preocupação é a falta da participação da sociedade nos dados, o que denota “predominância excessiva de decisões centralizadas.”

Veja informações da pesquisa:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Militar forma 37 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais Joaldo Cavalcante deixa comando da Secretaria de Comunicação de Alagoas Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída