Alagoas já registrou oito mortes por meningite em 2024; 15 casos foram confirmados

Publicado em 21/08/2024, às 19h03
Foto: Ilustrativa/Arquivo TNH1 -

TNH1, com Ascom Sesau-AL

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau-AL), nesta quarta-feira (21), mostram que 15 casos de meningite foram registrados em Alagoas em 2024. Do total de casos, 10 foram do tipo B, três sem identificação sorológica definida e dois ainda estão em análise para definir a classificação do sorogrupo.

LEIA TAMBÉM

Os dados ainda apontam que oito mortes pela doença foram confirmados de 1° de janeiro até 21 de agosto deste ano, sendo seis do tipo B, um fechado por critérios clínicos e um aguardando a análise do sorogrupo.

A Sesau também participou, nesta quarta-feira, de uma audiência pública, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), para discutir a situação dos casos de doença meningocócica em Alagoas. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria da República em Alagoas (PRAL), em Maceió, e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MS).

Durante a audiência, foi discutido a viabilidade de introdução da vacina contra o meningococo do tipo B na rede pública de Saúde, uma vez que a introdução de qualquer imunizante no calendário vacinal nacional cabe, exclusivamente, ao Governo Federal.

Ainda durante a audiência pública, a Sesau apresentou as ações realizadas para combater a doença no Estado, como capacitação de profissionais e a estruturação de um fluxo de atendimento e tratamento ágil e eficaz na rede estadual de Saúde. Além disso, o protocolo de assistência foi atualizado nos setores de regulação de leitos e transporte sanitário dos pacientes, este último que passou a ser realizado, exclusivamente, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em casos de meningite registrados em Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz Sono irregular pode aumentar risco de derrame e ataque cardíaco, diz estudo O que é a hidrolipo e quais os riscos do procedimento feito por mulher que morreu em clínica em SP Hospital da Mulher passa a agendar consultas para inserção do DIU