Alagoas firma cooperação com a Embratur para ampliar difusão do destino no exterior

Publicado em 11/03/2024, às 12h51
Gestores existem acordo de cooperação técnico assinado para impulsionar o turismo | Foto: Eberth Lins / TNH1 -

Eberth Lins

A divulgação do destino Alagoas deve ganhar um importante reforço com o acordo de cooperação técnica para difundir o Nordeste no exterior. O acordo, que contempla todo o Consórcio Nordeste, foi firmado com a Embratur nesta segunda-feira (11) em solenidade no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Assinado pelo governador Paulo Dantas, o acordo vai atrair novos investimentos ao estado, além de gerar mais postos de empregos. "Os nove estados do Nordeste formam uma grande rede de colaboração. Esse termo será fundamental para nós fortalecermos essa indústria tão poderosa, tão potente que é a indústria do turismo. É um instrumento que tem todas as condições de fortalecer o desenvolvimento econômico e também o desenvolvimento humano", disse o chefe do Executivo Estadual, que aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos ganhos do Turismo em Alagoas.

Acordo de cooperação foi firmado nesta segunda e documento foi assinado pelo governador. Foto: Eberth Lins / TNH1

"Batemos também recordes e indicadores muito importantes, recebemos mais turistas internacionais do que todos os anos que se passaram, foi o ano mais importante para a gente nesse quesito. Também recebemos mais turistas na sua totalidade, comparando 23 com o ano de 2022. Tivemos em Alagoas, somando todo o produto interno bruto, maior crescimento econômico entre todos os estados do Nordeste e o quarto maior do Brasil. Também nós geramos mais empregos entre todos os estados do Nordeste. Além disso, nós fomos o quinto entre todos os estados do Brasil", acrescentou.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, pontuou que o turismo já corresponde a 8% do PIB brasileiro e os muitos potenciais para ampliar essa marca com os atrativos nordestinos. "O turismo já é 8% do PIB hoje brasileiro. Petróleo e gás correspondem a 12% com mais de um século de grande investimento. Eu tenho certeza absoluta que o turismo é o futuro e é a solução da economia e do modelo de desenvolvimento. Em 2023, a gente fez o dever de casa, a gente arrumou a casa, a gente criou um ambiente de diálogo que era muito importante, estava faltando ao Brasil e a gente já teve resultado. O Brasil teve, no ano de 23, a maior arrecadação com o turismo internacional de todos os tempos, superando o ano da Copa do Mundo', detalhou.

(Foto: Eberth Lins / TNH1)
(Foto: Eberth Lins / TNH1)

O presidente frisou ainda que o Nordeste é um produto internacional e que o mundo quer conhecê-lo. "A gente sempre fala o seguinte, o Brasil não é só sol e praia, mas tem o melhor sol e praia do mundo. Mas o Brasil é também gastronomia, o Brasil é cultura, o Brasil é natureza. A gente tem todo um roteiro de afroturismo para desenvolver no Nordeste, envolvendo vários estados nordestinos. E a gente tem o ecoturismo que envolve vários estados nordestinos. Então são muitos os produtos para trabalhar o Nordeste como produto, É o Brasil mais competitivo para o mundo, isso é mais geração de emprego, renda e desenvolvimento", complementou.

A titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Bárbara Braga, ressaltou que para haver crescimento no turismo é preciso investimentos também em outras áreas. "Como o governador já apontou, no ano de 2023, nós tivemos recorde no fluxo de passageiros recebidos em nosso aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, o maior fluxo também já recebido dos últimos quatro anos no nosso terminal da rodoviária da capital, e também o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. Isso é fruto de um trabalho, de fato, de um investimento conjunto. Eu costumo dizer que o turismo é, sem dúvida alguma, um segmento mais transversal, porque para a gente promover o turismo, a gente precisa ter um produto consolidado, uma infraestrutura hoteleira validada, uma parceria público-privada forte, gestores que se importam com o turismo e que dão o protagonismo de ele ser importante para o desenvolvimento econômico social e transformação da nossa economia. O turismo só se movimenta se a gente tiver saúde, segurança pública e educação. Todos os investimentos feitos de maneira transversal no governo acabam incidindo no turismo", completou a secretária.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja o que se sabe sobre a morte da médica alagoana na Tailândia Pagamento do 13º do Cartão Cria começa no próximo dia 20 de janeiro Retrospectiva TV Pajuçara: relembre os fatos que marcaram Alagoas em 2024 Réveillon Celebration reúne todos os 27 estados brasileiros para celebrar a chegada de 2025