Alagoas convoca gestantes, puérperas e transplantados para tomar a 2ª dose da Pfizer

Publicado em 27/07/2021, às 12h00
Carla Cleto -

Agência Alagoas

A partir desta quinta-feira (29), as gestantes, puérperas e transplantados que receberam, em unidades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da marca Pfizer, já poderão tomar a segunda dose (D2). Para isso, serão disponibilizados dois pontos de vacinação no Estado, sendo um em Maceió e outro no interior, segundo anunciou o Programa Nacional do Imunização em Alagoas (PNI/AL).

LEIA TAMBÉM

Para atender ao público que reside na I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e 55 municípios dos Litorais Norte, Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, o posto de vacinação irá funcionar no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). O órgão está localizado à Rua Ernesto Gomes Maranhão, no bairro Jatiúca, Maceió, e irá atender até o dia 10 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Já para os moradores da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o posto de vacinação vai funcionar na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi). O órgão está situado à Rua Maria Xavier de Melo, no bairro Cavaco, em Arapiraca, e vai atender até o dia 6 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Ao contrário do período destinado à aplicação da primeira dose (D1), não será necessário agendar o dia e horário para vacinação. “A única exigência é que tenha tomado a primeira dose (D1) nos Hospitais da Mulher e Metropolitano, em Maceió, ou no Creadi, em Arapiraca, como está descrito no Cartão de Vacinação”, explicou a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira.

Já as gestantes, puérperas e transplantados que tenham tomado a primeira dose (D1) da vacina Pfizer nos postos de vacinações montados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), devem aguardar para tomar a segunda dose (D2) nos locais indicados no Cartão de Vacinação. “Ressaltamos que é imprescindível completar o esquema vacinal, porque, só assim, as pessoas estarão imunizadas e protegidas quanto as formas graves da Covid-19, evitando hospitalizações e óbitos”, ressaltou a assessora do PNI em Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas