TNH1 com TV Pajuçara
Os oito alagoanos que deixaram Israel em meio à guerra com o grupo terroristas Hamas chegaram a Maceió no início da noite dessa quinta-feira, 12. Emocionados, eles abraçaram os familiares que foram recebê-los no saguão do Aeroporto Zumbi dos Palmares e finalmente tiveram a sensação de segurança ao deixar o Oriente Médio.
LEIA TAMBÉM
Após o desembarque, mesmo cansada com a longa viagem para chegar a cidade natal, a nutricionista Kathia Lopes conversou com a reportagem da TV Pajuçara e relembrou os momentos de pânico que viveu em Israel. Ela destacou que só ficou tranquila ao pisar no chão do aeroporto e sentir que estava na capital alagoana.
"A melhor coisa foi quando a gente pôde aterrisar aqui e sentir que estamos na nossa terra querida. Sabemos que aqui também tem problemas, qual terra não tem problema? Mas esse não se compara".
Kathia também contou como foi escapar de um atentado no aeroporto de Tel-Aviv, quando o grupo tentava deixar o país. "Quando estávamos fazendo check-in no aeroporto de Tel-Aviv, houve um atentado com explosão. Todos nós tivemos que ficar na situação de guerra, de se abaixar, e ficar em polvorosa, e de repente, corre todo mundo, deixa mala, esquece tudo, para se esconder no bunker", lembrou.
"Houve momentos que pedimos misericórdia a Deus, para que pudéssemos viver outra vez. Pedimos para Deus nos guardar. A gente ouvia o barulho das bombas e, do hotel, vimos os misseis a caminho de Jerusalém. Muito ruim a experiência, uma situação de guerra mesmo", continuou a nutricionista.
A psicóloga Mariana Vieira, filha de Kathia, não escondeu o alívio em receber a mãe sã e salva. "Ela ficou informando a gente o tempo inteiro. Apesar dos pesares, todos estão bem, chegando em paz. Foi tudo muito rápido. A ação do Governo Federal foi muito rápida e favorável para nós", disse.
Entenda - Os oito alagoanos conseguiram sair da área do conflito na segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) de Israel para o Rio de Janeiro. A vinda para Maceió foi em um avião da companhia aérea Azul, em parceria com o governo brasileiro.
Desde a última semana, um ataque surpresa do Hamas deu início a uma guerra com Israel. Milhares de pessoas, entre mulheres e crianças, morreram durante os bombardeios até o momento, como também há grande número de feridos por causa dos ataques.
LEIA MAIS