AL está entre os 5 estados com menor número de casos de Covid entre socioeducandos em 2021

Publicado em 22/05/2021, às 13h03
Divulgação -

Assessoria

O cenário do Sistema Socioeducativo durante a pandemia da Covid-19 é preocupante em todo o país. Porém, em Alagoas as coisas amenizaram nos últimos meses. Conforme relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o estado é o quinto no Brasil com menor número de casos registrados entre os socioeducandos, em 2021.

LEIA TAMBÉM

Segundo o relatório quinzenal do CNJ, apenas um adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas apresentou resultado positivo para Covid-19. Desta forma, Alagoas fica atrás apenas dos estados do Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Roraima, os quais não apresentaram casos da doença este ano.

Para a superintendente de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Denise Paranhos, este resultado é muito positivo e é fruto de um trabalho de prevenção e cuidado com os adolescentes que cumprem medidas nas Unidades de Internação. “Desde do início da pandemia a gente vem fortalecendo os protocolos de prevenção e tendo o máximo cuidado para que nossos adolescentes não contraiam a doença”, destacou.

De acordo com o relatório, São Paulo é o estado que mais registrou casos de Covid-19 entre socioeducandos, apresentando 384 novos casos. O segundo lugar está com o estado do Ceará, que apresentou 125 novos casos de Covid-19 entre adolescentes das Unidades de Internação durante os últimos cinco meses.

O relatório quinzenal do CNJ realiza monitoramento dos casos de contágios e mortes por Covid-19 nos sistemas prisional e socioeducativo de todo o Brasil. O levantamento é feito a partir de informações provenientes de diferentes fontes dos poderes executivo e judiciário estaduais, incluindo dados repassados pelos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs), boletins epidemiológicos de secretarias estaduais e dados informados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Protocolos de prevenção

Por meio da sua Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), desde o início da pandemia, a Seprev suspendeu as atividades pedagógicas, exceto aquelas estritamente necessárias que deverão acontecer respeitando o distanciamento e a quantidade de no máximo cinco adolescentes por turma, com o uso obrigatório de máscaras.

"Devido a este resultado muito positivo as atividades pedagógicas retornaram de forma cuidadosa, tomando todos os protocolos de segurança contra COVID-19, e as visitas familiares irão retornar já na próxima semana", enfatizou Denise Paranhos.

Os encaminhamentos para a Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada dentro do Complexo Socioeducativo, e atendimento médico externo, só estão sendo efetuados em caso de urgência/emergência. Os casos que apresentam sintomas gripais são atendidos pela equipe de saúde dentro das próprias unidades, seguindo o protocolo de atendimento baseado nas recomendações do Ministério da Saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês Presidente Lula lamenta morte de Benedito de Lira: “longa atuação na vida política” Corpo de Benedito de Lira será velado no Cemitério Parque das Flores, em Maceió