Ainda faltam 55 mil famílias retirarem os conversores em Alagoas

Publicado em 26/04/2018, às 17h07

Redação

Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (26) em Maceió, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, explicou sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Falou ainda sobre a distribuição dos kits (com conversor e antena) que as pessoas dos programas sociais do governo têm recebido. “Tem famílias que têm direito a receber os kits. Ainda faltam 55 mil famílias retirarem seus kits”, disse.

LEIA TAMBÉM

É necessário fazer o agendamento pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147, podendo marcar o dia, a hora e o local para buscar o kit. Quadros disse que no local de recebimento do kit, a pessoa recebe também instruções para a instalação. Ele lembrou que é necessário que as famílias não se esqueçam de instalar o equipamento.

Contou ainda que antes do dia 30 de maio, data do desligamento em Maceió, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Satuba, serão apresentados os resultados de uma nova pesquisa, do Ibope Inteligência, para verificar o percentual de domicílios que já contam com o sinal digital na região.

Cerca de 90 % da população de Maceió e das cidades vizinhas já conta com o sinal digital, com isso será desligado o sinal analógico na data prevista no cronograma de desligamento. Falou ainda que quem já tem TV digital pode doar o seu conversor para quem não tem. “Os televisores antigos não precisam ser jogados fora, podem ser ligados ao conversor”, esclareceu.

O presidente da Anatel também explicou que o desligamento do sinal analógico vai permitir que as empresas de telefonia usem essa frequência para instalação de internet 4G. “As pessoas vão pode fazer downloads muito mais rápido. No país, existem 230 milhões de celulares, sendo que mais de 80% são smartphones”, disse.

O presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto, disse que a entidade é o braço operacional do sistema. Ela foi criada sem fins lucrativos com o objetivo de administrar todo o processo, explicou. Ele alertou que  faltam apenas 34 dias para o desligamento do sinal analógico em Alagoas. Para as pessoas que tenham dúvidas ele aconselhou: “Podem ligar no 147,  a ligação é gratuita e o atendimento é realizado 24 horas por dia”.

Dona Maria do Socorro, que tem 57 anos, recebeu o kit das mãos do presidente Quadros. Ela atualmente está desempregada, antes trabalhava como ambulante. Mora com o filho de 21 anos que possui deficiência.  Ela soube do direito ao recebimento do conversor pela TV, teve um problema com o NIS, no entanto a ajudaram, e ela conseguiu o número e marcou para buscar o kit hoje às 11h. Ela disse não saber como instalar o kit, mas que irá pedir ajuda e disse gostar de todos os programas de TV.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro Missas de 7° dia em homenagem a Benedito de Lira serão realizadas nesta segunda-feira (20) Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20