Redação
Vindo de bons resultados dentro e fora de casa, o CRB começou a sonhar com o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro após bater o Santa Cruz nesta terça por 3 x 2.
Atualmente, o time praiano, que está invicto há sete jogos, sendo três vitórias seguidas, é o 11º colocado na Série B com 43 pontos, no entanto, a diferença para o Santa Cruz, que abre o G4, é de cinco pontos.
Restam oito rodadas para o término da competição, e segundo os matemáticos do Chance de Gol, o Galo tem 2,3% de chances de conseguir o acesso. Sendo assim, o CRB não poderá acumular tropeços e precisará seguir com boas sequências de vitórias nessas últimas oito rodadas. Além disso, o Regatas terá nas suas próximas partidas alguns adversários diretos na briga pela classificação, como o Luverdense, Vitória, Paysandu, Náutico e Sampaio Corrêa.
No momento, o aproveitamento do CRB na Série B é de 47,8% e ainda segundo o Chance de Gol, a partir dos 63 pontos as equipes têm boas chances de subirem para a Série A. Assim, estão em jogo 24 pontos e a equipe alagoana precisará conquistar pelo menos 20 para aumentar suas possibilidades de acesso.
Rebaixamento
Por outro lado, o CRB está virtualmente livre de chances de ser rebaixado. Matematicamente não é impossível cair, mas a possibilidade atual é quase de 0%, ainda de acordo com o Chance de Gol. A distância do Galo para a zona de rebaixamento é de 17 pontos, mas o Ceará, que abre o Z4, ainda tem uma partida a ser realizada no complemento da rodada, contra o Botafogo fora de casa no dia 20.
Nos próximos oito jogos que fará, o alvirrubro enfrentará três times que estão atrás na tábua de classificação: o Atlético-GO, o Paraná e o Criciúma, todos também com chances de caírem para a Série C.
Confira os próximos jogos do CRB:
31ª rodada: Luverdense x CRB (Sábado, 17/10, 21h)
32ª rodada: CRB x Vitória (Sábado, 24/10, 16h30)
33ª rodada: Paysandu x CRB (Sábado, 31/10, 16h30)
34ª rodada: CRB x Atlético-GO (Sábado, 07/11, 20h)
35ª rodada: CRB x Paraná (Terça-feira, 10/11, 20h30)
36ª rodada: Náutico x CRB (a definir)
37ª rodada: CRB x Sampaio Corrêa (a definir)
38ª rodada: Criciúma x CRB (a definir)
O cálculo
O Chance de Gol informa que as chances publicadas são obtidas com base nas probabilidades calculadas para cada um dos resultados possíveis (vitória, empate e derrota) de cada jogo. A partir de milhares de simulações de todos as partidas, ainda não realizadas do campeonato em questão, são calculadas todas as possibilidades de cada uma das equipes se classificar à fase seguinte, ir para a repescagem etc.
O resultado de um jogo depende da força de cada oponente, mas há também uma dose de acaso e imprevisibilidade. As forças de cada clube ou seleção nacional, após quantificadas e ordenadas, são publicadas periodicamente nos Rankings Chance de Gol de Seleções, Brasileiro de Clubes e Mundial de Clubes. Para calcular as probabilidades de vitórias, empates e derrotas veiculadas, são considerados, entre diversos outros fatores, o local de jogo (se em casa, fora de casa ou em campo neutro) e a força dos adversários que, por sua vez, se baseia essencialmente em resultados passados.
Além disso, é dada muito pouca importância a fatos como "o time A nunca foi longe em competições intercontinentais" ou "O time B não vence uma semifinal há cinco campeonatos seguidos" e a informações de cunho puramente histórico como "o time C já foi campeão mundial enquanto o time D nunca havia disputado a copa continental". Todos os cálculos levam em conta os jogos realizados estritamente dentro de um período especificado (12, 24 ou 48 meses), pois os resultados e títulos obtidos há 10, 20 ou 40 anos nada têm a ver com o estágio atual dos times.
LEIA MAIS